Antiga Ponte Férrea da Passagem, parte da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, em Tubarão, Santa Catarina. O registro documenta a segunda estrutura construída no local após a enchente de 1887 ter destruído a primeira ponte de 1884.
A composição organiza-se a partir de uma perspectiva central profunda, definida pelos trilhos e pelas vigas longitudinais da estrutura metálica. No primeiro plano e plano médio, quatro homens posicionam-se de forma espaçada sobre a estrutura. À esquerda, dois indivíduos permanecem de pé, sendo que um deles apoia a perna sobre um dos trilhos; à direita, um homem traja paletó claro e chapéu, segurando o que parece ser um instrumento de medição ou bengala; ao centro, mais ao fundo, observa-se uma quarta figura masculina.
A arquitetura da ponte é caracterizada por treliças metálicas laterais que convergem para o ponto de fuga ao fundo, onde se nota o arco superior da estrutura. O piso revela a ausência de passarela contínua, expondo as vigas de sustentação e o vão livre abaixo dos trilhos. Os elementos humanos vestem indumentária formal típica do início do século XX, incluindo paletós, calças de corte reto e chapéus. A iluminação frontal resulta em uma imagem de baixo contraste, acentuada pelo estado de degradação do suporte físico.
Esta construção registrada permaneceu em uso até ser levada pela enchente de março de 1974, sendo posteriormente substituída por uma ponte de concreto.
Ponte, Ponte Férrea da Passagem, Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, Tubarão, Santa Catarina, Infraestrutura, Engenharia, Ferrovia, Trilhos, Treliça Metálica, Transporte Ferroviário, Arquitetura, Obras Públicas, Registro de Evento, Retrato Coletivo, Homens, Século XX, Década de 1900, História Ferroviária, Arthur Praça