Vista panorâmica de Florianópolis a partir do Observatório do Ginásio Santa Catarina
DATA / PERÍODO
1926
DESCRIÇÃO
Vista panorâmica de Florianópolis voltada para o Maciço do Morro da Cruz, capturada a partir da torre do Observatório do Ginásio Santa Catarina (atual Colégio Catarinense).
A imagem organiza-se com uma densa vegetação arbustiva em primeiro plano, que ocupa a base da composição. No plano médio, observa-se a transição para a malha urbana da época, caracterizada por edificações institucionais e residenciais integradas à paisagem. À extrema direita da composição, destaca-se o Imperial Hospital da Caridade, servido por uma estrada de acesso que serpenteia o relevo. Um pouco à esquerda, identifica-se a Catedral Metropolitana, cujas cruzes pintadas sobre o telhado se destacam.
Logo à esquerda da Catedral, evidenciado por círculos pretos feitos diretamente sobre a emulsão fotográfica, situa-se o Palácio da Assembleia Legislativa, apresentando uma escultura que adorna o seu coroamento. Na porção central, um conjunto de palmeiras imperiais alinhadas eleva-se sobre a vegetação. Na extrema-esquerda do registro, observa-se um edifício alongado com 26 janelas, identificado como o Quartel do Regimento de Segurança (atual Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, localizado à Praça Getúlio Vargas). O plano de fundo é dominado pela topografia elevada dos morros, cobertos por vegetação nativa contínua, sob um céu claro com nuvens esparsas distribuídas horizontalmente.
Pertence ao conjunto "Gynamsio Santa Catharina | Florianopolis | Brasil", aparecendo na página 11.
Florianópolis, Santa Catarina, Vista panorâmica, Paisagem urbana, Imperial Hospital da Caridade, Catedral Metropolitana, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Quartel da Força Pública, Polícia Militar de Santa Catarina, Praça Getúlio Vargas, Arquitetura institucional, Século XX, Década de 1920, Observatório, Ginásio Santa Catarina, Colégio Catarinense, Maciço do Morro da Cruz, Topografia, Intervenção sobre suporte