Este cartão-postal registra a Ponta José Mendes, em Florianópolis, Santa Catarina, datado de 29 de agosto de 1905. Em primeiro plano, observam-se grandes formações rochosas que emergem da areia e da água calma da baía, que ocupa a metade inferior da composição. No plano médio, na margem esquerda, destaca-se uma pequena edificação térrea de cor clara com telhado cerâmico vermelho, cercada por vegetação arbustiva e palmeiras. Uma contenção de pedras delimita a área da praia em relação à encosta.
O plano de fundo é composto por uma encosta íngreme coberta por densa vegetação nativa, onde se nota a presença de outras casas esparsas em diferentes níveis do morro. Uma estrada de terra atravessa horizontalmente a meia encosta, conectando as áreas habitadas. O anverso contém extensas anotações manuscritas em tinta escura que ocupam o quadrante superior direito e a base da imagem, além de tipografia impressa na margem inferior identificando o local e o estabelecimento comercial.
Frente: Fpolis, 29-8-1905. A tia Maricota agradece-lhe muito o sempre lembrar-se della, e pede-me para lhe retribuir o abraço, por isso aceite-o, bem como as saudações que lhe manda. Como vão todos aquelles que lhe são caros? Desejo que não tenha sido mais que leves incommodos. Nesta occasião diz-me a tia Maricota, que os abraços não são só para o Sr. e sim também para Dª Bica e Dª Calina. Lembrança de Florianopolis Ponta José Mendes Às 7 e 1/2 horas da noite, aqui em nossa casa. Livraria Moderna, Florianopolis Praça 15 de Novembro 27.
Verso: Bilhete Postal. Exmº Sr. José Arthur Boiteux Ministerio da Viação Rio de Janeiro. (Selo postal de 50 réis, verde, obliterado com carimbo: A. G. C. CAT 3 5 05).