Autoridades e civis em frente ao pilar da Ponte Hercílio Luz
DATA / PERÍODO
déc. 1920
DESCRIÇÃO
Esta fotografia horizontal em tons de sépia documenta um grupo de autoridades e civis diante de um dos alicerces de ancoragem em alvenaria durante a construção da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, Santa Catarina.
A composição organiza-se com o grupo de aproximadamente quarenta pessoas posicionado em primeiro plano, sobre um terreno de terra batida e areia. Os sujeitos apresentam-se majoritariamente em trajes formais, incluindo fatos, gravatas e chapéus, observando-se também indivíduos em fardamento militar e duas figuras femininas com uma criança ao centro.
Sobre as cabeças dos retratados, constam numerações manuscritas a tinta que correspondem à identificação nominal detalhada no verso, que inclui figuras como:
(1) José Arthur Boiteux
(3 e 5) Irmãos Corsini
(8) Abelardo Luz
(10) Luiz Pinto Galvão
(12) Tenente-Coronel Ribeiro
(13) Tenente-Coronel Caraciolo
(16) Antero de Assis,
(17) Victor Konder
(19) Pereira e Oliveira
(20) João Medeiros Filho
(22) Raulino Horn
(26) Fulvio Aducci
(32) João Caldeira
(33) Viegas
(38) Pedro Cunha;
(39) Carlos Wendhausen;
(40) João da Silva Ramos;
(41) Leonel Jorge de Campos.
Os demais não puderam ser identificados.
No plano médio, destaca-se a robusta estrutura de betão da torre, que exibe aberturas retangulares por onde passam os feixes de cabos de aço e roldanas do sistema de suspensão. Escadas de madeira estão encostadas à estrutura, e dois operários são visíveis em diferentes alturas da construção.
Ao fundo, à direita, vislumbra-se uma elevação com vegetação rasteira e parte de uma edificação de arquitetura eclética.
Ponte Hercílio Luz, Construção Civil, Infraestrutura, Engenharia, Florianópolis, Santa Catarina, José Boiteux, Abelardo Luz, Fulvio Aducci, Victor Konder, Coronel Pereira e Oliveira, Autoridades, Retrato Coletivo, Cabos de Aço, Ancoragem, Torre de Ponte, Operários, Trajes Formais, Fardas Militares, História de Florianópolis, Patrimônio Edificado, Transporte, Logradouros e Lugares Urbanos
Esta fotos é incrível. É de dedicar horas a observar cada detalhe, cada personagem. Contei 47 pessoal, incluindo os operários e curiosos ao longe. A estrutura fica na parte continental do Estreito (todos tiveram que atravessar o estreito até chegar ao continente para a fotografia).
LUIZ NILTON CORREA
25 de março de 2026 em 08:48.
Esta fotos é incrível. É de dedicar horas a observar cada detalhe, cada personagem. Contei 47 pessoal, incluindo os operários e curiosos ao longe. A estrutura fica na parte continental do Estreito (todos tiveram que atravessar o estreito até chegar ao continente para a fotografia).