Cartão-postal e orientação horizontal, registrando uma vista aérea panorâmica parcial da cidade de Laguna, Santa Catarina, em 6 de setembro de 1906. A imagem documenta o núcleo urbano do município e seu casario de forte influência da arquitetura açoriana no início do século XX. Em primeiro plano, a partir de um mirante ou ponto de observação elevado, destaca-se uma área de gramado delimitada por uma longa balaustrada de alvenaria em estilo neoclássico que atravessa horizontalmente toda a composição. Na porção inferior esquerda da margem clara, consta a legenda impressa em tom avermelhado "Lembranças da Laguna." Na metade superior, sobre a área correspondente ao céu e às montanhas, sobressai a inscrição manuscrita com tinta escura: "Homero Baptista 6 de Setembro de 1906.".
No plano médio, abaixo da linha da balaustrada, descortina-se a malha urbana da cidade, evidenciando o traçado de vias históricas como a Rua Voluntário Fermiano, historicamente conhecida como a antiga "Rua do Fogo". A área é densamente ocupada por edificações coloniais alinhadas com telhados cerâmicos de duas ou quatro águas. No quadrante médio direito, destaca-se a imponente silhueta da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos, caracterizada por sua torre sineira de terminação piramidal que se projeta acima do casario circundante.
No plano de fundo, a paisagem natural é caracterizada pela extensão das águas calmas da lagoa no lado esquerdo e pelo perfil contínuo de morros e elevações cobertos por vegetação que circundam a região costeira.
Laguna, Santa Catarina, ano de 1906, Rua Voluntário Fermiano, antiga Rua do Fogo, balaustrada, arquitetura açoriana, casario colonial, telhado cerâmico, Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, torre sineira, morros, lagoa, paisagem urbana, Homero Baptista, patrimônio histórico, malha urbana