-
Estação Ferroviária de Joinville
- Voltar
Documento
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-3671
TÍTULO
Estação Ferroviária de Joinville
DATA / PERÍODO
1908
DESCRIÇÃO
Vista frontal da Estação Ferroviária de Joinville, inaugurada em 8 de agosto de 1906 no norte de Santa Catarina, evidenciando sua marcante arquitetura de influência teuto-brasileira.
A composição destaca em plano médio o corpo do edifício ferroviário, estruturado por uma proeminente torre verticalizada e um pavilhão lateral alemão alongado à direita com cobertura de duas águas. Na porção superior da imagem, diretamente sobre a área correspondente ao céu, identifica-se a assinatura manuscrita em tinta escura “Raphael Frede...” ao lado da datação “1908”.
A torre central apresenta um coroamento piramidal agudo em formato de agulha, assentado sobre uma seção quadrangular dotada de aberturas circulares para relógios, seguida por uma galeria aberta com tramas de madeira integradas que remetem à técnica do enxaimel. No pavimento térreo da torre, localiza-se o vão de entrada principal onde se agrupam diversas figuras humanas de passageiros e funcionários, dispostos de forma estática ou caminhando pela plataforma de embarque. Diante da edificação, o primeiro plano é inteiramente dominado por um amplo pátio ferroviário de terra batida, plano e livre de trilhos aparentes neste ângulo de captura.
Ao fundo, no extremo esquerdo da composição, observam-se copas de árvores e uma suave elevação do terreno sob a iluminação difusa de um céu nublado. A cena fotográfica em preto e branco é delimitada por uma ampla margem branca que serve de suporte ao cartão-postal. Na borda inferior dessa margem, constam impressas em letras capitais as inscrições “BRÉSIL. - État de Santa Catharina. - Gare de chemin de fer de Joinville (ancienne colonie)” e, logo abaixo em tipos menores, os dados de publicação “Édition de la Mission de Propagande. - Paris, 28, boulevard des Italiens”.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
9 x 14
COLEÇÃO / SÉRIE
Espaço Construído e Urbanismo | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia | Santa Catarina | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Transportes > Transporte ferroviário | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Transportes
LOCALIDADE:
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
CROMIA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Paisagem urbana, arquitetura ferroviária, estilo teuto-brasileiro, enxaimel, Joinville, Santa Catarina, Estação Ferroviária de Joinville, Estação da Memória, transporte ferroviário, edifícios públicos, torre, pátio ferroviário, pedestres, passageiros, cartão-postal, patrimônio edificado, imigração alemã, fachada, Linha do São Francisco, plataforma de embarque
QUANTIDADE
DATA DE ATUALIZAÇÃO
6 de julho de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
003087
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Frente: “BRÉSIL. (Brasil); État de Santa Catharina. (Estado de Santa Catarina); Gare de chemin de fer de Joinville (ancienne colonie) (Estação de estrada de ferro de Joinville (antiga colônia)); Édition de la Mission de Propagande. (Edição da Missão de Propaganda); Paris, 28, boulevard des Italiens (Paris, 28, Boulevard dos Italianos); "Raphael Frede..."; 1908”
Verso: “CARTE POSTALE (Cartão Postal); Partie réservée à la correspondance (Parte reservada para a correspondência); Partie réservée à l'adresse (Parte reservada para o endereço); M (Senhor/Senhora); 267 - BOITEUX; IHG-FOT-3671”
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Leticia Emanuelle Rigo



