Chegada do Coronel João Luiz Collaço no distrito de São Sebastião do Gravatá, em Tubarão
DATA / PERÍODO
22/12/1912
DESCRIÇÃO
Vista em perspectiva da chegada do coronel João Luiz Collaço, superintendente e deputado estadual, no districto de São Sebastião do Gravatá, em Tubarão. A composição fotográfica adota orientação horizontal em ângulo normal, registrando a visita de inspeção administrativa do Coronel João Luiz Collaço ao antigo distrito, território que posteriormente se emanciparia como o município de Gravatal, em Santa Catarina.
No primeiro plano e plano médio, posiciona-se uma numerosa multidão composta majoritariamente por homens de diversas idades, incluindo meninos, vestidos com trajes formais típicos do início do século XX, como paletós, coletes e chapéus. A figura central, identificada como o Coronel João Luiz Collaço, maior força política da região sul-catarinense no período da República Velha, destaca-se no centro da composição, cercado por lideranças locais. Esta inspeção tinha como objetivo avaliar obras de infraestrutura, como pontes e estradas essenciais para o escoamento agrícola, e reafirmar sua autoridade política perante a população rural após um ano marcado por fortes tensões sociais. A organização espacial do grupo é densa, estendendo-se da esquerda para a direita, com diversas linhas de pessoas em pé, consolidando o apoio político na região.
No plano de fundo, erguem-se construções térreas de alvenaria com telhados cerâmicos de inclinação pronunciada, características da arquitetura colonial da época. O ambiente é complementado por imponentes palmeiras imperiais cujas copas se projetam sobre o casario e o grupo, conferindo verticalidade à cena sob um céu de tonalidade clara e uniforme. O registro documental imortaliza esta autoridade política em um momento chave de sua gestão, consolidando a imagem de um líder realizador que buscava integrar os distritos distantes da sede urbana.
Frente: Chegada do coronel João Luiz Collaço, superintendente e deputado estadual, no districto de São Sebastião do Gravatá, em Tubarão. (22 de dezembro de 1912.)
Verso: "GAZETA DO SUL"; ORGÃO POPULAR, INDEPENDENTE; Redacção - Rua Cel. Collaço; Officinas - Travessa S. José ; Semanario de maior circulação no Estado; TUBARÃO; SANTA CATHARINA ; 434/9.