Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-1782
TÍTULO
Retrato do Coronel Francisco de Souza e Mello
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Retrato fotográfico em plano médio fechado, do tipo busto, do Coronel Francisco de Souza e Mello, apresentado centralizado em um enquadramento de formato oval. O retratado possui cabelos escuros curtos penteados com risca lateral, testa ampla, sobrancelhas marcadas, além de barba e bigode grisalhos e volumosos. Veste túnica ou paletó de tonalidade escura com gola alta decorada por insígnias metalizadas e abotoamento frontal centralizado. A iluminação de estúdio incide de forma frontal, destacando as feições faciais contra um fundo neutro e uniforme de tom claro.
A fotografia encontra-se integrada a um suporte secundário de papel encorpado em tom creme com textura estriada e bordas denteadas, atuando como passe-partout. Na porção inferior direita do passe-partout, consta a marca impressa em tinta vermelha do ateliê fotográfico “Phot. Chapelin 106, RUA S. JOSÉ - RIO”, registrando a produção do retrato na cidade do Rio de Janeiro. A identificação do militar e oficial é complementada pelas anotações históricas do acervo que registram a figura do Coronel Francisco de Souza e Mello.
Fotografia histórica, retrato masculino, busto, homem, Coronel Francisco de Souza e Mello, Francisco de Souza e Mello, Phot. Chapelin, Rio de Janeiro, Rua São José, estúdio fotográfico, militar, fardamento, insígnia, barba, bigode, suporte em papel, passe-partout, formato oval, moldura oval