Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-2828
TÍTULO
8º Congresso Brasileiro de Geografia em Vitória (ES), de 24 a 30 de novembro de 1926
DATA / PERÍODO
1926
DESCRIÇÃO
Grupo de participantes da excursão às obras do Porto de Vitória, realizada em 1926 durante o 8º Congresso Brasileiro de Geografia no estado do Espírito Santo, evento presidido pelo General Cândido Rondon e com a liderança de Carlos Xavier Paes Barreto, contando com a presença do integrante catarinense José Artur Boiteux. Em primeiro plano, o solo irregular de terra batida exibe pedras soltas, pequenos montes de cascalho e uma elevação inclinada no lado direito. No centro do primeiro plano, destaca-se uma criança vestindo vestido curto estampado com gola escura e chapéu de abas, posicionada à frente dos adultos e segurando uma bengala de madeira.
O plano médio é ocupado por um grupo de treze adultos dispostos discursivamente diante de uma edificação rústica. Homens e mulheres trajam vestuário formal característico da década de 1920. Os homens usam ternos em tons claros e escuros, camisas sociais, gravatas tradicionais ou borboletas e chapéus dos tipos fedora e panamá. As mulheres vestem vestidos de cintura baixa, chapéus cloche claros e carregam bolsas de mão ou guarda-sóis. No fundo, a estrutura arquitetônica do galpão apresenta paredes de tábuas de madeira e chapas de metal ondulado com aberturas retangulares para portas. À direita, sob um aclive vegetal, sobressaem postes de madeira com cruzetas de fiação, cercamento e roupas penduradas em varal sob iluminação solar direta, em consonância com as anotações do suporte manuscrito no verso “Espirito Santo / 8.º Cong.º Brasil.º de Geogr / Excursão ás obras do porto em Victoria.”.
Vitória, Espírito Santo, José Artur Boiteux, Carlos Xavier Paes Barreto, Cândido Rondon, 8º Congresso Brasileiro de Geografia, Obras do Porto de Vitória, galpão rústico, chapa ondulada, terreno irregular, vestuário de 1920, moda feminina dos anos 1920, moda masculina dos anos 1920, chapéu cloche, chapéu panamá, grupo de pessoas, expedição geográfica
Fonte: BARRETO, Carlos Xavier Paes (Org.). Annaes do VIII Congresso Brasileiro de Geographia reunido em Victoria, de 24 a 30 de novembro de 1926. Vitória: Diario d'Amanhã, 1927. v. 1.