Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4713
TÍTULO
Rua 9 de Março, em Joinville
DATA / PERÍODO
c. 1910 a 1920
DESCRIÇÃO
Vista em perspectiva da Rua 9 de Março (originalmente denominada Hafenstrasse ou Rua do Porto pelos colonos germânicos e rebatizada para celebrar a data de fundação do município em 9 de março de 1851), considerada a primeira via pública oficial de Joinville, Santa Catarina. A via originou-se a partir do antigo traçado do Jurapé, ligando o porto do Rio Cachoeira aos primeiros barracões da atual Praça Lauro Müller.
Em primeiro plano, destaca-se o leito não pavimentado da rua em terra batida, marcado por sulcos de rodagem e pedregulhos, percorrido ao centro por uma carroça de tração animal puxada por dois cavalos e conduzida por ocupantes. Do lado esquerdo da via, sobressai o passeio público delimitado por meio-fio de pedra, margeado por cerca de mourões de madeira, edifícios residenciais de estilo colonial e eclético, arborização e postes de madeira com cruzetas sustentando a rede de fiação elétrica e telegráfica. Do lado direito, alinham-se habitações e prédios comerciais com platibandas, destacando-se em frente à calçada um alto poste com armação metálica e múltiplos isoladores de cerâmica.
No plano médio e de fundo, a perspectiva da rua afunila-se ao longo da via pontuada por palmeiras e edificações urbanas, estendendo-se até a linha do horizonte delimitada por morros cobertos por vegetação sob o céu claro. Na margem inferior esquerda do anverso, encontra-se impressa em tipografia clara a legenda “Rua 9 de Março Joinville.”.
Rua 9 de Março, Rua 9 de Março Joinville., Hafenstrasse, Rua do Porto, Joinville, Santa Catarina, Praça Lauro Müller, Rio Cachoeira, Jurapé, carroça de tração animal, cavalos, leito não pavimentado, terra batida, fiação elétrica, fiação telegráfica, poste de madeira, isoladores de cerâmica, arquitetura colonial, arquitetura eclética, casario urbano, meio-fio de pedra, palmeiras, morros arborizados, cartão-postal