Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-0879
TÍTULO
Retrato coletivo de uma comunidade escolar do distrito de Diamantina, em Palmitos
DESCRIÇÃO
Retrato coletivo de uma comunidade escolar no distrito de Diamantina, na cidade de Palmitos, no estado de Santa Catarina, possivelmente registrado nas décadas de 1930 ou 1940, trazendo no verso a anotação manuscrita “Grupo de escolares Diamantina”.
Em primeiro plano, a composição apresenta o solo de terra batida recoberto por palhas secas de milho, no qual se encontram sentados seis meninos trajando uniformes de estilo militar com quepes na cabeça e camisas claras, alguns vestindo gravata escura, segurando hastes com pequenas bandeiras para celebrações escolares e cívicas da época. No plano médio, organizam-se em fileiras paralelas os demais alunos da escola rural, compostos por meninas e meninos de diferentes idades posando em pé. As alunas vestem vestidos claros, estampados e ajustados ao corpo, algumas com colarinho e gravatas escuras, enquanto sustentam pequenas bandeiras triangulares e retangulares junto ao peito. À direita da composição, destaca-se a figura da professora, mulher adulta vestindo traje preto e posicionada ao lado dos estudantes. No topo do grupo, alunos mais velhos sustentam duas bandeiras cruzadas sobre a cabeça.
No plano de fundo, ergue-se uma densa plantação de milho com milharais altos que emolduram toda a cena ao ar livre sob iluminação natural difusa. A fotografia monocromática em tom sépia encontra-se impressa sobre papel fotográfico.
Retrato coletivo, comunidade escolar, grupo de alunos, escolares, escola rural, Diamantina, Palmitos, Santa Catarina, professora, trajes pretos, uniformes escolares, estilo militar, quepes, bandeirinhas, celebração cívica, desfile escolar, plantação de milho, milharal, zona rural, fotografia de grupo, trajes de época