Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4816
TÍTULO
Aspecto da multidão reunida para a Recepção do Governador Pereira e Oliveira, em Tijucas
DATA / PERÍODO
11/10/1925
DESCRIÇÃO
Vista em plano médio e de conjunto da comunidade de Tijucas concentrada em frente ao prédio do Grupo Escolar Cruz e Sousa, no município de Tijucas, estado de Santa Catarina, registrando a presença popular durante as solenidades de 11 de outubro de 1925 referentes à recepção e a inauguração do retrato do Governador Coronel Antônio Pereira e Oliveira na sala nobre do Conselho Municipal.
Em primeiro plano, a composição destaca uma densa multidão na qual se sobressai, na porção inferior central, um menino vestindo roupa clara que carrega um pequeno tamboril circular. Ao seu redor, posicionam-se diversos homens e cidadãos trajando ternos claros e escuros, gravatas e chapéus dos modelos palheta de palha e fedora. No plano médio, a multidão estende-se por todo o pátio de acesso e pelas imediações do arco festivo ornamentado com ramagens e folhas de palmeira. Entre o público e os moradores locais, insere-se a comitiva oficial recebida na localidade de Passagem e conduzida em automóveis até o local, composta pelo Governador Coronel Antônio Pereira e Oliveira, o Secretário do Interior e Justiça Ulysses Costa, o Capitão Cantídio Régis, o Dr. Bulcão Vianna, o Capitão Euclydes Castro, o Diretor da Instrução Pública Henrique Fontes, o Coronel Benjamin Gallotti Júnior, deputado estadual e ex-superintendente municipal, e o Promotor Público Albino Sá Filho, responsável pelo almoço festivo oferecido às autoridades.
No plano de fundo, ergue-se a fachada de alvenaria em estilo eclético do estabelecimento de ensino, ostentando na platibanda a inscrição impressa “GRUPO ESCOLAR CRUZ E SOUZA”. A edificação apresenta uma sequência de portas e janelas retangulares com bandeiras quadriculadas envidraçadas e pináculos ornamentais no topo da platibanda, sob iluminação natural diurna e céu claro
Vista de conjunto, comunidade, Tijucas, Santa Catarina, Grupo Escolar Cruz e Sousa, inauguração de retrato, Governador Pereira e Oliveira, Antônio Pereira e Oliveira, comitiva oficial, Benjamin Gallotti Júnior, multidão, homens de terno, chapéu palheta, chapéu fedora, menino, tamboril, guarda-chuva, sombrinha, arco festivo, folhas de palmeira, patrimônio escolar