Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4844
TÍTULO
Tropa de viajantes comerciais atravessando um rio
DATA / PERÍODO
06/06/1922
DESCRIÇÃO
Vista geral e tomada externa da travessia a vau de um rio na região norte do estado de Santa Catarina por uma tropa de viajantes comerciais e mascates.
Em primeiro plano, a composição destaca o espelho d'água e o leito raso do rio com reflexos da água. No plano médio, posiciona-se no centro do leito fluvial o grupo de caixeiros-viajantes montados a cavalo, acompanhados por mulas de carga que transportam mercadorias e provisões em malas de couro para abastecer as vilas e colônias do interior. Em destaque à frente da comitiva, observam-se dois cavaleiros trajando vestimentas adequadas ao rigor climático e ao terreno acidentado, incluindo capas, ponchos e chapéus de abas largas, sendo o homem à esquerda com chapéu claro e capa escura, e o homem à direita envergando um poncho amplo e claro sobre terno escuro. Diante do isolamento geográfico e da escassez de pontes no início do século XX, a travessia dos rios a vau constituía uma rotina necessária para a circulação de tecidos, ferramentas e produtos agrícolas entre o litoral e o Planalto Serrano.
No plano de fundo, a margem oposta apresenta encostas cobertas por vegetação arbustiva e florestal densa, destacando-se na linha do horizonte o perfil característico de pinheiros-do-paraná (araucárias) sob iluminação natural diurna e céu claro. Na margem inferior consta a legenda impressa em alemão “Handelsreisende mit ihrer Truppe den Fluss durchreitend in Sta. Catharina, Brasilien”.
Vista geral, travessia a vau, rio, tropeiros, caixeiros-viajantes, mascates, tropa de carga, cavalos, mulas de carga, viagem comercial, ponchos, capas, chapéus de abas largas, isolamento geográfico, rota comercial, Planalto Serrano, araucárias, pinheiro-do-paraná, H. Quidde, Joinville, Santa Catarina, Nelson D. Boiteux
Verso: “A-65-BOITEUX”; “Salve 6 de Junho de 1922”; “Cumprimenta e abraça, pelo seu anniversario natalicio, desejando uma longa existencia de felicidade e saude, para alegria de seus Paes. A tia Braula”; “Illmo Snr. Dr. Nelson D. Boiteux, Rua Professor Gabiso n° 21, Haddock Lobo, Rio de Janeiro”.