Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
AUDIODESCRIÇÃO
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-0275
TÍTULO
Fazenda Henrique Lage em Imbituba
DATA / PERÍODO
1938
DESCRIÇÃO
Fotografia apresentando as terras da Fazenda Henrique Lage em Imbituba, Santa Catarina, no ano de 1938.
O primeiro plano é constituído por uma vasta área de pastagem ou terreno descampado com inclinação suave, atravessado por sulcos ou caminhos incipientes no solo.
No plano médio, destaca-se uma área de cultivo organizada em canteiros retangulares simétricos e delimitados, configurando uma horta ou plantação sistemática. Próximo aos canteiros, observa-se uma árvore de copa densa à esquerda e pequenas edificações rurais e cercamentos distribuídos ao redor da área produtiva.
Ao fundo, a paisagem é composta por colinas suaves com áreas de vegetação rasteira e trechos de solo exposto ou clareiras, sob um céu claro que ocupa a metade superior da composição.