Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4057
TÍTULO
Umbelino de Souza Marinho (1851- ?)
DATA / PERÍODO
1888
DESCRIÇÃO
Retrato do magistrado Umbelino de Souza Marinho em enquadramento de busto e composição frontal, discretamente voltado para a direita. A figura masculina aparece inserida em vinheta oval, com cabelos escuros, barba e bigode, trajando paletó escuro, camisa clara de colarinho alto e gravata. A imagem encontra-se muito esmaecida, com acentuada perda de contraste, o que dificulta a identificação dos pormenores fisionômicos e do vestuário. Na margem inferior foram acrescentadas, em tinta escura, a identificação “UMBELINO DE SOUSA MARINHO” e a data “1888”.
Nascido em Pernambuco em 21 de agosto de 1851, Umbelino de Souza Marinho formou-se pela Faculdade de Direito do Recife em novembro de 1874. Sua atuação na magistratura catarinense está documentada desde abril de 1882, quando foi nomeado juiz de direito da comarca de Tubarão. Posteriormente, tomou posse como desembargador do Tribunal da Relação de Santa Catarina em 14 de abril de 1893. Dessa forma, o retrato, datado de 1888, registra o magistrado aproximadamente cinco anos antes de sua ascensão ao cargo de desembargador.
No verso encontra-se uma dedicatória manuscrita, datada de São José em 5 de outubro de 1888 e dirigida ao major Francisco Tolentino Vieira de Souza. O destinatário, nascido em São José em 1845, teve atuação militar, jurídica, jornalística e política, exercendo a função de major ajudante de ordens da Guarda Nacional e o mandato de deputado provincial no biênio 1888–1889. A dedicatória confere ao objeto caráter pessoal e documental, registrando uma relação de amizade entre dois integrantes das elites jurídica, militar e política catarinense do final do século XIX.
Umbelino de Souza Marinho, Francisco Tolentino Vieira de Souza, magistrados, juízes de direito, desembargadores, Poder Judiciário, justiça catarinense, Tribunal da Relação, Tubarão, São José, Santa Catarina, Pernambuco, Faculdade de Direito do Recife, Guarda Nacional, militares, políticos catarinenses, século XIX, 1888, retratos de estúdio, fotografia em sépia, fotografias históricas, vinheta oval, cartões fotográficos, suportes cartonados, dedicatórias manuscritas, vestuário masculino, barba, bigode, Alves Ferreira
Verso: “Para meu Major Francisco Tolentino Vieira de Sz.ª, como prova de amizade. S. José, 5 8bro 1888”; “ALV. FERREIRA”; “Retratista”; “Santa Catharina”; “[trecho ilegível]”; “Dr. Umbelino de Souza Marinho”; “IHG-FOT-4057”