Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4159
TÍTULO
Manobras de 1916 — voluntários catarinenses na sede do Centro Catharinense, Rio de Janeiro
DATA / PERÍODO
1916
DESCRIÇÃO
Reprodução impressa em formato de bilhete-postal, apresentando um grupo numeroso de voluntários civis e autoridades reunidos na sacada da sede do Centro Catharinense, no Rio de Janeiro. Os homens aparecem distribuídos ao longo do guarda-corpo metálico, diante de fachada ornamentada com colunas, arcos, portas envidraçadas e bandeiras. Na parte inferior, a legenda impressa registra: “Manobras de 1916 — Os voluntarios catharinenses na séde do Centro...”.
A reunião ocorreu durante as manobras de 1916, período marcado pelo fortalecimento das iniciativas cívico-militares e pela preparação defensiva nacional em meio ao contexto internacional da Primeira Guerra Mundial. O Dr. Teófilo Almeida, presidente do Centro Catharinense, esteve acompanhado de Adolfo Konder, representante do ministro das Relações Exteriores, e de Firmino de Oliveira. Também participaram lideranças políticas catarinenses, entre elas Eugênio Müller e Lebon Régis.
Após o registro ao lado do coronel Nestor Passos, os voluntários e as autoridades teriam seguido para o porto, onde embarcaram no vapor Anna com destino a Santa Catarina. A imagem documenta a articulação da comunidade catarinense estabelecida na então capital federal e sua participação nas mobilizações cívicas e militares do início do século XX.
Manobras de 1916, voluntários catarinenses, Centro Catharinense, Associação Centro Catharinense, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Primeira República, Primeira Guerra Mundial, mobilização cívico-militar, voluntariado civil, Teófilo Almeida, Adolfo Konder, Firmino de Oliveira, Eugênio Müller, Lebon Régis, Nestor Passos, vapor Anna, autoridades políticas, militares, associação regional, comunidade catarinense, sacada, arquitetura urbana, retrato coletivo, fotografia de grupo, reprodução impressa, bilhete-postal, século XX, história política, história militar