Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4465
TÍTULO
Joaquim Francisco do Livramento (1761–1829)
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Reprodução fotográfica em plano inteiro e orientação vertical da pintura a óleo de autoria do pintor baiano José Teófilo de Jesus, pertencente ao acervo da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim em Salvador, representando o religioso, pedagogo e benfeitor catarinense Joaquim Francisco do Livramento (1761 a 1829), conhecido historicamente como Irmão Joaquim.
Nascido na Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, e falecido na Bahia, o biografado foi um proeminente articulador de obras assistenciais e educacionais no Brasil Colonial e Imperial, atuando na fundação do Hospital de Caridade em Florianópolis, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, de seminários e de asilos de órfãos no Rio de Janeiro, Pernambuco e Salvador. O retratado figura no centro da composição de pé em enquadramento de corpo inteiro, posicionado em três quartos voltado para a esquerda, apresentando tez clara, calvície com tonsura, cabelos curtos e farta barba longa de tom grisalho.
Traja hábito franciscano de tom escuro com murça sobre os ombros, cordão ajustado à cintura e rosário com crucifixo suspenso no peito, mantendo a mão direita erguida na altura do tórax com o indicador apontado para cima e a mão esquerda empunhando um longo cajado de madeira. No quadrante inferior esquerdo da tela, figuram dois meninos em escala reduzida trajando túnicas escuras e olhando para o religioso, simbolizando a proteção aos órfãos e sua dedicação às obras de caridade. Ao fundo, vislumbra-se uma paisagem com morros à esquerda e edificações de arquitetura religiosa e institucional à direita, representando o complexo do asilo e colégio por ele promovidos.
Na porção inferior da pintura, delimitada pela moldura de madeira entalhada que envolve a tela, observa-se uma cartela retangular com a extensa legenda impressa “O Irmã.º Joaq.m do Livram.to nascido na Vila de N. S.ª do Desterro Provin.ª de S. Catharina em 22 de Março de 1761 e fallecido em [...] no ano de 1829...”, detalhando sua biografia, datações e realizações filantrópicas.
Pintura a óleo, José Teófilo de Jesus, Casa Pia de Salvador, Irmão Joaquim, Joaquim Francisco do Livramento, religioso, benfeitor, caridade, asilo de órfãos, Hospital de Caridade, Desterro, Florianópolis, Santa Catarina, Salvador, Bahia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, hábito franciscano, murça, cajado, crucifixo, órfãos, borda serrilhada, Velox, século XVIII, século XIX