Cais portuário e parte do centro da cidade de Laguna
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Cais portuário e parte do centro da cidade de Laguna, em Santa Catarina. A imagem é estruturada a partir de uma perspectiva diagonal gerada pela borda de concreto do cais, que se estende do canto inferior direito em direção ao centro.
À direita, embarcações de madeira com mastros altos estão atracadas, vendo-se sujeitos em atividade no convés. No plano médio, o espelho d'água reflete as edificações da orla, onde se destaca, à esquerda, o prédio da Companhia Docas de Imbituba, uma construção de dois pavimentos com elementos neoclássicos e platibanda.
Diversas figuras humanas em pequena escala circulam pela área de embarque e desembarque. Ao fundo, o casario histórico e palmeiras imperiais alinham-se na base de uma encosta montanhosa densamente arborizada, pontuada por pequenas residências em suas cotas mais altas. No canto inferior esquerdo do anverso, consta a inscrição manuscrita "— LAGUNA —".
Cais do Porto, Porto de Laguna, Laguna, Santa Catarina, Companhia Docas de Imbituba, Embarcações de madeira, Mastro, Navegação, Atividade Portuária, Arquitetura Institucional, Casario Histórico, Orla Marítima, Reflexo na água, Sujeitos, Palmeira Imperial, Encosta, Relevo