Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
AUDIODESCRIÇÃO
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-0393
TÍTULO
Hotel Andretta, em Joaçaba
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Fachada principal do Hotel Andretta, localizado na cidade de Joaçaba, Santa Catarina, no período histórico em que a localidade era denominada Cruzeiro. O edifício de dois pavimentos é construído em madeira, com tábuas dispostas verticalmente e telhado de barro de múltiplas águas.
No pavimento superior, destaca-se uma sacada central protegida por guarda-corpo de madeira, onde se lê a inscrição "HOTEL ANDRETTA" em letras capitulares escuras sobre fundo claro; um homem trajando camisa clara observa a cena a partir deste balanço. As janelas superiores possuem venezianas escuras e bandeiras de vidro.
No pavimento térreo, a entrada principal é protegida por um pequeno alpendre com telhado de barro, ladeada por duas janelas de madeira com venezianas abertas. Em frente ao hotel, um automóvel de passeio de modelo antigo está estacionado paralelamente à via, com um ocupante visível no banco do motorista.
Uma criança pequena está posicionada próximo à entrada do estabelecimento. A iluminação é solar direta, proveniente da direita, gerando sombras oblíquas e ressaltando as texturas da madeira e do solo de terra batida no primeiro plano.
Arquitetura de Madeira, Edificação Comercial, Hotel, Hotel Andretta, Joaçaba, Cruzeiro, Santa Catarina, Meio-Oeste Catarinense, Fachada, Telhado de Barro, Automóvel Antigo, Meios de Transporte, Retrato Ambiental, Vida Cotidiana, Vestuário Masculino, Sacada, Alpendre, Janela de Veneziana, Rua de Terra, Inscrição Comercial