Entrada de uma galeria nas minas de Urussanga, Santa Catarina. A composição organiza-se a partir de trilhos ferroviários em primeiro plano que convergem em direção à abertura de um túnel minerador no plano médio, situado na base de uma encosta. Sobre os trilhos, observa-se uma vagoneta posicionada na entrada da galeria.
Diversas figuras masculinas, identificadas como trabalhadores, estão distribuídas pela cena: um homem em pé à direita da vagoneta, outro sentado à esquerda dos trilhos em primeiro plano, e um grupo posicionado na encosta logo acima da entrada do túnel. A área é cercada por vegetação arbórea densa, com troncos finos e folhagens que se estendem até a borda superior da imagem.
No canto inferior esquerdo, constam as inscrições em letras maiúsculas: "SANTA CATARINA-MUN. DE URUSSANGA" e, logo abaixo, "GALERIA NAS APARELHADAS MINAS DE URUSSANGA".