Vista de uma ponte em Timbó, 1938, inserida em uma paisagem natural composta por um curso d'água e vegetação densa.
A imagem organiza-se com o leito do rio em primeiro plano, apresentando águas com pequenos movimentos de correnteza e afloramentos de vegetação aquática ou sedimentos no centro do canal.
No plano médio, atravessando a composição horizontalmente, observa-se uma ponte de estrutura metálica em treliça, sustentada por pilares centrais e cabeceiras inseridas nas margens elevadas. As margens do rio são compostas por gramados à esquerda e matas ciliares com árvores de grande porte cujos galhos se estendem sobre a água, enquadrando a cena na porção superior e lateral esquerda.
Ao fundo, a linha do horizonte é delimitada por uma massa florestal contínua sob um céu claro com pouca variação de tons.
Paisagem Natural, Elementos Naturais, Rio, Curso d'água, Margem, Mata Ciliar, Vegetação, Árvores, Floresta, Infraestrutura e Engenharia, Ponte, Ponte Metálica, Treliça, Pilar, Timbó, Santa Catarina, Vale do Itajaí, Arquitetura, Paisagem, Década de 1930