-
Quermesse comunitária realizada na praça municipal de São Bento do Sul
- Voltar
Documento
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-3536
TÍTULO
Quermesse comunitária realizada na praça municipal de São Bento do Sul
DATA / PERÍODO
Déc. 1900
DESCRIÇÃO
Momento histórico de convivência social em Santa Catarina, especificamente uma quermesse comunitária realizada na praça municipal de São Bento do Sul, antiga colônia de Oxford, no início do século XX. No primeiro plano, o elemento de destaque posicionado na porção inferior esquerda é uma grande planta agave ornamental, característica dos jardins públicos daquele período, disposta diretamente sobre o gramado. No quadrante inferior direito, três crianças posicionam-se próximas à lente, destacando-se um menino com traje de marinheiro e chapéu de aba firme segurando um pequeno bastão, ladeado por duas meninas que vestem casacos escuros e chapéus circulares.
No plano médio, uma composição social multigeracional composta por dezenas de pessoas, incluindo crianças, adultos e idosos, distribui-se de forma organizada sobre o espaço aberto, evidenciando o caráter familiar do evento. O grupo apresenta trajes formais típicos da época, onde as mulheres vestem vestidos longos predominantemente claros acompanhados de chapéus amplos ornamentados, e os homens utilizam paletós combinados com chapéus de aba larga, como os estilos panamá ou palheta. À esquerda, parte dos participantes encontra-se disposta ao redor de uma mesa de convivência, enquanto uma mulher com vestido longo e claro permanece de pé voltada de perfil. No lado direito do plano médio, um tronco esguio de árvore corta verticalmente a composição da cena.
O plano de fundo é integralmente preenchido por uma mata densa e plantas ornamentais de grande porte, cujas copas escuras criam um pano de fundo contínuo que contrasta diretamente com a indumentária clara dos participantes. A iluminação natural e difusa distribui-se de maneira uniforme por todo o cenário, delineando com clareza a densidade visual da vegetação e o posicionamento corporal dos indivíduos integrados à paisagem urbana e social da localidade serrana.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
9 x 14
COLEÇÃO / SÉRIE
Álbum / Conjunto > Família Boiteux (Doação) | Atividades e Vida Social > Práticas Culturais e Lazer
LOCALIDADE:
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
CROMIA
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
São Bento do Sul, Santa Catarina, Oxford, quermesse, praça municipal, fotografia histórica, cartão-postal, convivência social, grupo familiar, vestuário de época, vestidos longos, chapéus, chapéu panamá, chapéu palheta, agave, crianças, jardim público, mata densa, floresta, século XX, patrimônio cultural, retrato de grupo
QUANTIDADE
DATA DE ATUALIZAÇÃO
28 de junho de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
000241
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Verso: Uma kermesse na praça municipal em S. Bento. ; 5034 ; IHG-FOT-3536
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Eugenio Pelegrin



