Registros visuais urbanos, arquitetônicos e industriais do município de Agrolândia
DATA / PERÍODO
Déc. 1980
DESCRIÇÃO
A composição quadripartida deste cartão-postal colorido organiza diferentes registros visuais urbanos, arquitetônicos e industriais do município de Agrolândia, situado na região do Alto Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. A localidade, cuja emancipação política oficial ocorreu em vinte de cinco de julho de 1962, era inicialmente conhecida pela denominação de Trombudo Alto, tendo sua ocupação histórica marcada pela colonização de imigrantes alemães e italianos. No quadrante superior esquerdo, uma vista aérea panorâmica apresenta o núcleo urbano central da cidade estruturado ao longo de um vale plano, cercado por encostas montanhosas e glebas de vegetação esparsa. No quadrante superior direito, registra-se a fachada frontal do edifício da Prefeitura Municipal de Agrolândia, edifício de alvenaria com dois pavimentos, janelas retangulares com esquadrias horizontais e uma sacada centralizada com guarda-corpo metálico no andar superior. No topo da fachada branca, constam as inscrições impressas "PREFEITURA MUNICIPAL" e "AGROLÂNDIA", dispostas em semicírculo acima de um brasão institucional, além de três mastros com bandeiras hasteadas fixados em bases de concreto diante da entrada principal na Praça dos Pioneiros.
No quadrante inferior esquerdo, uma perspectiva aérea detalha a infraestrutura da Usina de Álcool de Agrolândia, pioneira no estado no processamento sucroalcooleiro e de destilação a partir da mandioca. A cena exibe o complexo fabril dotado de uma alta torre de destilação metálica, tanques cilíndricos de armazenamento na cor marrom, galpões industriais alongados com coberturas claras e pátios de manobra, delimitados ao fundo por extensas linhas de campos agrícolas e morros sob o horizonte. No quadrante inferior direito, uma segunda vista aérea apresenta uma perspectiva complementar do arranjo urbano municipal, caracterizado por habitações residenciais esparsas com telhados cerâmicos avermelhados, quintais gramados e um alinhamento proeminente de árvores de grande porte com copas colunares escuras. Na porção superior desse mesmo quadrante, identifica-se a estrutura de uma igreja dotada de uma torre sineira com terminação em agulha, compondo o cenário sob uma iluminação solar direta que realça as distinções cromáticas da topografia catarinense.
Agrolândia, Trombudo Alto, Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Agrolândia, Usina de Álcool de Agrolândia, Praça dos Pioneiros, cartão-postal, fotografia histórica, vista aérea, paisagem urbana, arquitetura institucional, fachada, brasão, bandeiras, torre de destilação, tanques de armazenamento, complexo industrial, igreja, torre sineira, telhados cerâmicos, colonização alemã, colonização italiana, Renardo Frederico Germano Schreiber, Max Will, Otto Zwicker, Otto Prochnow, Leopoldo Prochnow, João Will, Eduardo Will, Século XX
Verso: 34; AGROLÂNDIA SC; TERRA DAS TRADIÇÕES; 1 - Vista geral da cidade; 2 - Prefeitura Municipal; 3 - Usina de Álcool; 4 - Vista parcial da cidade; Estado de Santa Catarina; Microrregião Alto Vale do Itajaí; Município de Agrolândia; Prefeitura Municipal - Praça dos Pioneiros, 08 - C.P. 06 - Fone (0478) 34-143 - CEP 88.420; COLONIZAÇÃO; Em 1916 diversos colonos do médio e baixo Vale do Itajaí, se embrenharam ao Alto Vale a procura de novas terras para cultivo e acabaram se estabelecendo as margens do Rio Trombudo, um afluente do Rio Itajaí do Oeste.; Otto Zwicker, Otto Prochnow, Leopoldo Prochnow, João Will e Eduardo Will, foram esses os primeiros Colonizadores.; FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA; Em 1958 Trombudo Alto, como era chamada, tornou-se Distrito de Trombudo Central e a 25 de julho de 1962 passou a categoria de Município com 198 Km2 de terras e com o nome de Agrolândia. Seu Prefeito atual é Renardo Frederico Germano Schreiber, tendo como Vice, Max Will. O Poder Legislativo é composto pelos Vereadores Darci Leite, Harri Isler, Harri Heinert, Ingo Paupitz, Osmar Alves Paes, Mário Silveira e Sigfrido Koepsel.; O Município faz parte da Comarca de Trombudo Central.; ASPECTOS TÍPICOS; Na formação étnica de Agrolândia predomina a descendência Alemã. Sua população formada por 6.612 habitantes, é muito dedicada ao esporte e as manifestações culturais ligadas as tradições germânicas, como a Festa do Rei do Tiro ao Alvo e do Bolão, que se iniciam com grandes fanfarras e desfiles pela cidade.; Existem vários Clubes Recreativos de larga tradição e uma Casa Aquática, chama a atenção turística no Município. Agrolândia apresenta a primeira Usina de Álcool de Santa Catarina, a partir da mandioca, com capacidade de produzir 60 mil litros p/dia.; Seu acesso asfáltico é feito na altura do Km 159 da BR-470, passando por Trombudo Central.; IHG-FOT-3586