Acampamento e movimentação de pessoas na região de Conta Dinheiro por ocasião das últimas corridas de cavalo da temporada, em 04 de maio de 1903, no município de Lages, Santa Catarina.
O primeiro plano é constituído por uma ampla esplanada desértica de terra batida com vegetação rasteira esparsa, ocupando toda a metade inferior do campo visual. No plano médio, uma linha horizontal de figuras humanas, agrupamentos e equinos estende-se ao longo do terreno descampado, registrando o arranjo espacial de tropeiros e moradores na cancha reta que funcionava como ponto de parada nos subúrbios da antiga vila.
No quadrante médio direito, visualiza-se a estrutura do acampamento improvisado, composto por uma sequência de barracas de lona, coberturas rústicas e pequenas aglomerações de indivíduos junto às montarias. A porção esquerda do plano médio concentra cavaleiros alinhados horizontalmente sobre o terreno, indicando a organização para as atividades do turfe e das feiras comerciais da época.
O plano de fundo apresenta uma elevação sutil e contínua da topografia que define uma linha de horizonte baixa, sendo o terço superior totalmente preenchido por um céu claro e de tonalidade uniforme.
Lages, Santa Catarina, Raia do Conta Dinheiro, acampamento, abarracamento, tropeirismo, corridas de cavalo, turfe, cavalos, cavaleiros, barracas, esplanada, século XX, 1903, patrimônio documental, Parque de Exposições Conta Dinheiro, feira comercial, paisagem cultural, história de Santa Catarina, Directoria de Estatistica
Verso: "Vista do abarracamentto na raia do Conta Dinheiro, por occasião das; ultimas corridas, na cidade de Lages"; [Carimbo] Directoria de Estatistica; Florianopolis; Santa Catharina;" Offerecido por João Carvalho em 4/5/1903".