-
Canal Laguna – Araranguá
- Voltar
Documento
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-3143
TÍTULO
Canal Laguna - Araranguá
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Um trecho do canal artificial pertencente ao projeto de interligação hidroviária entre Laguna e Araranguá — concebido originalmente em 1879 pelo engenheiro Eduardo José de Moraes como parte do "Canal Príncipe Dom Affonso" — é apresentado nesta reprodução fotográfica em tom marrom monocromático de orientação horizontal. O elemento de destaque, posicionado no plano médio esquerdo sobre a superfície aquática, consiste em uma pequena embarcação de madeira do tipo veleiro, que exibe uma grande vela triangular içada de coloração clara contrastante. Junto à popa da embarcação, na margem esquerda, observa-se uma figura humana de perfil em pé trajando vestes claras e chapéu. Na margem inferior branca do suporte documental, consta impressa em letras maiúsculas escuras a legenda “UM TRECHO DO CANAL "LAGUNA-ARARANGUÁ"”.
O primeiro plano inferior registra a extensão das águas calmas do canal, que apresenta ondulações leves e reflete sutilmente a silhueta da vegetação e da embarcação. As obras da via hídrica, iniciadas em 1908 com o objetivo de estabelecer uma rota segura por dentro do litoral sul catarinense para o escoamento de mercadorias, rasgaram a paisagem local de mata nativa. Ao fundo, a margem oposta é preenchida por uma densa e contínua cortina de vegetação arbórea, destacando-se no quadrante superior esquerdo duas palmeiras imperiais esguias e de grande porte com copas frondosas que se elevam verticalmente contra o céu claro e uniforme. A iluminação natural é direta e lateral, proveniente do quadrante superior direito, acentuando os contornos das copas das árvores e destacando a alvura da vela na composição.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
10,5 x 15,5
COLEÇÃO / SÉRIE
Álbum / Conjunto > Canal Laguna a Araranguá | Álbum / Conjunto > Família Boiteux (Doação) | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Portuária
LOCALIDADE:
Santa Catarina > Região Sul > Araranguá | Santa Catarina > Região Sul > Laguna
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Canal Jerônimo Coelho, Canal Laguna-Araranguá, Laguna, Araranguá, Santa Catarina, ano de 1870, navegação fluvial, transporte hidroviário, embarcação, barco a vela, vela desfraldada, tripulante, timoneiro, mata ciliar, palmeiras, vegetação nativa, Manoel Pinho & Filho, Orleans, Braço do Norte, Pedras Grandes, Heitor Ribeiro & C
QUANTIDADE
DATA DE ATUALIZAÇÃO
24 de maio de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
001703
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Frente: UM TRECHO DO CANAL "LAGUNA - ARARANGUÁ"
Verso: FILIAES EM ORLEANS, BRAÇO DO NORTE E PEDRAS GRANDES ; MANOEL PINHO & FILHO EXPORTADORES ; HEITOR RIBEIRO & C. 90-92 R. QUITANDA, R. O. ; 96509 ; IHG - FOT - 3143
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Eugenio Pelegrin



