Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-2917
TÍTULO
Cascata do Bom Sucesso, no Rio do Peixe
DATA / PERÍODO
Déc. 1920
DESCRIÇÃO
Vista panorâmica da antiga Cascata do Bom Sucesso, acidente geográfico de relevo escalonado situado no leito do Rio do Peixe, na região do município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, registrada em ambiente natural a partir de um plano médio de orientação horizontal.
No primeiro plano e plano médio, o fluxo hídrico estende-se de forma longitudinal e ramificada, despencando sobre uma imponente estrutura de rochas estratificadas em degraus horizontais e regulares que revelam fraturas geológicas expostas. A queda gera uma densa massa de espuma e turbulência esbranquiçada que ocupa a maior parte da composição visual, destacando-se, no quadrante inferior esquerdo, o acúmulo da água em uma bacia fluvial onde sobressai um tronco de madeira inclinado e parcialmente submerso próximo à base do salto. No suporte documental, contextualiza-se geograficamente que o acidente está situado "Poucos kilometros abaixo da da estação Rio Caçador Estrada de Ferro S.P. R.G.", evidenciando a proximidade da infraestrutura ferroviária que margeia o leito fluvial.
A cena documenta uma paisagem fluvial e ecológica originária da antiga Fazenda Faxinal do Bom Sucesso, propriedade rural estabelecida a partir de 1881 por Francisco Corrêa de Mello, pioneiro da região cujas terras abrangiam a margem esquerda do curso d'água. Este patrimônio natural foi profundamente modificado nas décadas de 1930 e 1940 devido à concessão do potencial hídrico do local para a criação da Sociedade Força de Luz Bom Sucesso, iniciativa que viabilizou a geração da primeira energia elétrica voltada ao desenvolvimento da industrialização madeireira de Caçador.
No plano de fundo, uma faixa estreita e contínua de vegetação arbórea densa e escura acompanha rigorosamente a crista superior da queda d'água, delineando com precisão os contornos da floresta nativa que se estende horizontalmente para delimitar a linha do horizonte sob um céu claro e sem nuvens.
Santa Catarina, Caçador, Rio do Peixe, Cascata do Bom Sucesso, cachoeira, hidrografia, Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Claro Gustavo Jansson, século XX, paisagem natural, formação rochosa, história regional, colonização
Verso: "Cascata do Bom Sucesso"; "Rio do Peixe"; "Poucos kilometros abaixo da da estação Rio Caçador Estrada de Fereo S.P. R.G."; [Estúdio fotográfico] CLARO G. JANSSON FOTOGRAFO TREZ BARRAS";