Comemorações do Dia do Pescador em 29 de junho de 1932, em Florianópolis, Santa Catarina, data consagrada a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A composição é dominada por um grande arco de volta inteira com frontão triangular pertencente à arquitetura de uma igreja, sob o qual se posicionam diversas figuras distribuídas em degraus. No primeiro plano, à esquerda, destaca-se um homem de perfil, vestindo chapéu e indumentária clara, posicionado ao lado de uma criança descalça que encara a câmera. À esquerda, uma mulher com vestido estampado e um grupo de homens em trajes formais e chapéus completam a base da imagem, enquanto o solo apresenta textura de terra batida com resquícios de folhagens e detritos.
No plano médio, o Desembargador José Boiteux integra o grupo de autoridades e figuras públicas posicionadas à direita, trajando terno escuro, acompanhado por um religioso e crianças em vestes brancas. O enquadramento enfatiza a verticalidade da estrutura arquitetônica, adornada no canto superior direito por bandeirolas festivas. Ao fundo, através da abertura do arco, observa-se a copa de uma árvore e a silhueta de uma elevação montanhosa, sob iluminação natural que ressalta as texturas das vestimentas e os elementos urbanos.
Dia do Pescador, São Pedro, José Boiteux, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Retrato coletivo, Fotografia documental, Autoridades, Clero, População local, Crianças, Indumentária histórica, Arquitetura religiosa, Evento comemorativo, Espaço urbano, Praça XV de Novembro, Década de 1930, Registro de evento, Cartão-postal
Verso: POST CARD; CORRESPONDENCE; ADDRESS; PLACE STAMP HERE; AZO; Ao Desembargador Dr. José Boiteux, como lembrança das festas commemorativas do Dia do Pescador, offerece a Directoria da Colonia Z. 1. Fpolis Santa Catharina 29. VI. 932; IHG-FOT-2543.