Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-1325
TÍTULO
Construção da Ponte Hercílio Luz: Pilares
DATA / PERÍODO
c. 1923
DESCRIÇÃO
Etapa avançada da construção dos pilares da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, Santa Catarina.
A composição é centralizada no espelho d'água, onde se destacam dois grandes pilares cilíndricos de concreto em primeiro plano, posicionados simetricamente à esquerda e à direita. Entre eles, observa-se uma complexa estrutura de escoramento em madeira que sustenta um guindaste metálico dotado de roldanas e cabos. Abaixo desta estrutura, uma pequena embarcação a remo está posicionada na água, com a presença de trabalhadores em atividade sobre o madeiramento.
Ao fundo, a linha de costa apresenta uma topografia acidentada com vegetação rasteira e arbustiva, além de algumas edificações de pequeno porte e galpões que caracterizam a zona de canteiro de obras. À esquerda, destaca-se uma construção de dois pavimentos com múltiplas janelas, e à direita, um trapiche de madeira estende-se em direção ao mar.