-
Enchente do Rio Iguaçu, em Porto União da Vitória
- Voltar
Documento
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-2799
TÍTULO
Enchente do Rio Iguaçu, em Porto União da Vitória
DATA / PERÍODO
05/1905
DESCRIÇÃO
Enchente do Rio Iguaçu em Porto União da Vitória, focalizando as habitações situadas na margem direita, em área que atualmente corresponde ao bairro São Cristóvão, em União da Vitória (PR).
A imagem é dominada por uma extensa lâmina d'água estagnada no primeiro plano, que ocupa mais da metade inferior da composição. À esquerda, observa-se a silhueta de uma árvore jovem que emerge da cheia. No plano médio, diversas edificações de madeira, construídas com tábuas verticais e telhados de duas águas, aparecem parcialmente submersas; as águas atingem a base das paredes e cercas, criando reflexos nítidos na superfície líquida.
No plano médio, o registro revela uma pequena casa de tons claros com chaminé, seguida por um galpão maior e alongado no centro, e outras construções similares à direita, todas isoladas pelo transbordamento. Entre o conjunto de casas e a elevação ao fundo, situa-se o leito principal do Rio Iguaçu, cujo volume excedente causou o alagamento do acampamento visível. No plano de fundo, destaca-se uma elevação geográfica proeminente de cume arredondado, identificada historicamente como o atual Morro da Cruz, que delimita a paisagem sob um céu claro e de tonalidade uniforme.
A composição utiliza uma perspectiva frontal a partir da margem direita, enfatizando a escala da inundação e a vulnerabilidade das ocupações ribeirinhas. A imagem é encerrada por uma inscrição manuscrita vertical na margem direita do suporte, que identifica a localidade como o acampamento da margem direita.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
9 x 14
COLEÇÃO / SÉRIE
Álbum / Conjunto | Espaço Construído e Urbanismo > Arquitetura Civil (Edificações) | Espaço Construído e Urbanismo | Álbum / Conjunto > Família Boiteux (Doação) | História e Documentação | Espaço Construído e Urbanismo > Logradouros | Santa Catarina
LOCALIDADE:
Santa Catarina > Região Norte > Porto União | Paraná > União da Vitória
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
CROMIA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Rio Iguaçu, Enchente, Porto União da Vitória, Porto União, União da Vitória, Bairro São Cristóvão, Morro da Cruz, Margem Direita, Inundação, Acampamento, Habitações de Madeira, Arquitetura Popular, Reflexo na Água, Catástrofe Natural, Paisagem Fluvial, Rio transbordado, Santa Catarina, Paraná, História Regional, Século XX, Urbanização, Relevo, Bilhete Postal
QUANTIDADE
DATA DE ATUALIZAÇÃO
22 de maio de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
//001861
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Frente: "Acampamento da margem direita"
Verso: A - 61 BOITEUX; Bilhete Postal. Neste lado só o endereço.; Livraria Economica-Curityba.;
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Leticia Emanuelle Rigo
Itens relacionados a este
Acervo Fotográfico
ITENS RELACIONADOS



