Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-2723
TÍTULO
Engenho de açúcar em Passo Manso, em Indaial
DATA / PERÍODO
1918
DESCRIÇÃO
Interior de um engenho de açúcar em Passo Manso, localidade que no ano de 1918 constituía um distrito de Indaial, no município de Blumenau, Santa Catarina. No primeiro plano, o solo de terra batida apresenta-se inteiramente recoberto por um denso acúmulo de bagaço, aparas e feixes de cana-de-açúcar. À direita, posiciona-se uma figura humana masculina não identificada, de pé e voltada frontalmente para a câmera, vestindo calça e camisa de tonalidade clara guarnecidas por suspensórios. À esquerda, uma segunda figura humana masculina não identificada, disposta em semi-perfil com o torso descoberto, é registrada no momento em que opera o maquinário. Adjacente a esta figura, identificam-se as patas traseiras e a porção posterior de um animal de tração bovina, enquanto outra silhueta animal escura delineia-se na extremidade direita, logo atrás do homem de pé.
No plano médio, destaca-se a robusta estrutura de madeira que compõe a moenda do engenho, articulada por esteios verticais e vigas rústicas para o esmagamento da matéria-prima. O plano de fundo é caracterizado pelo ambiente interno sombrio de um galpão industrial rudimentar, com fechamento lateral em ripas e tábuas de madeira dispostas horizontalmente. A iluminação natural é baixa, direcionada e contrastada, proveniente de aberturas difusas da construção, o que ressalta as texturas minerais do ambiente, os resíduos vegetais espalhados pelo chão e as superfícies desgastadas das instalações fabris.
Trabalho e Atividades Econômicas, Agricultura, Engenho de Açúcar, Beneficiamento, Passo Manso, Indaial, Blumenau, Santa Catarina, Vale do Itajaí, Patrimônio Comercial e Industrial, Galpão Rústico, Estruturas de Madeira, Tração Animal, Bovinos, Trabalhadores, População Local, Indumentária Histórica, Suspensórios, Processamento de Cana