Vista interna do escritório de Othon da Gama Lobo d'Eça, localizado no município de Lages, em Santa Catarina, durante o ano de 1922. O registro foi enviado a José Arthur Boiteux pela própria autoridade.
A composição organiza-se a partir de uma cadeira de madeira com assento claro disposta em primeiro plano, posicionada de costas diante de uma mesa de trabalho coberta por uma toalha escura. Sobre o tampo da mesa, observam-se um mata-borrão, um tinteiro duplo, papéis e um grupo escultórico decorativo em porcelana clara acompanhado de um pequeno vaso. No plano médio, destaca-se uma ampla estante de livros que envolve o conjunto, exibindo diversas obras alinhadas verticalmente e horizontalmente, enquanto o topo da estrutura serve de base para vasos de flores, pequenas estatuetas, um busto escuro e uma caixa ornamental.
O registro captura o ambiente de trabalho intelectual do influente advogado, jornalista e escritor catarinense durante seu período de atuação jurídica como promotor público na comarca local. O plano de fundo é composto pelas paredes convergentes da sala, densamente decoradas com quadros emoldurados de variados tamanhos, incluindo uma estampa com figuras de estilo japonês e um retrato em desenho de uma figura masculina. A perspectiva é interna e angular, destacando a densidade dos elementos decorativos.
Lages, Santa Catarina, Othon da Gama Lobo d'Eça, José Arthur Boiteux, escritório, interior, biblioteca, livros, mobiliário, cadeira, mesa de trabalho, tinteiro, esculturas, quadros, retratos, arte oriental, século XX, advocacia, jornalismo, história intelectual, patrimônio documental