-
Estanislau Pereira Carpes, caderneta militar
- Voltar
Documento
Anexos
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-3996
TÍTULO
Estanislau Pereira Carpes, caderneta militar
DATA / PERÍODO
12/06/1923
DESCRIÇÃO
A reprodução fotográfica de documento identificatório, disposta em orientação vertical e formato retangular, apresenta a digitalização do formulário impresso e preenchido de uma folha de identidade e caderneta militar. O documento original registrado contém campos impressos preenchidos com caligrafia manuscrita a tinta referente às características físicas e qualificações do indivíduo. No setor central do formulário, fixa-se o retrato fotográfico em tom sépia do sujeito de busto, vestindo terno militar com quepe, enquadrado em moldura impressa e sobreposto por chancela circular relevada em relevo seco e carimbo circular em tinta escura onde se lê “1.ª Comp.”. Abaixo do retrato, figura o campo para assinatura com a grafia manuscrita “Estanislau Pereira Carpes”, acompanhada do quadro para “IMPRESSÃO DIGITAL (Pollegar direito)” contendo a dactilograma em tinta preta e a data e local da emissão em caligrafia “Florianopolis, 11 Setembro 1922”, seguida por assinatura de autoridade emissora.
Sobre a área superior do documento, sobrepõe-se a aplicação de chancela em relevo seco circular com dizeres periféricos. A peça retrata o registro documental associado à família de Waldemiro Pereira Carpes (1896-1969), filho de Estanislau Pereira Carpes e Rosa Florentina de Jesus, nascido e falecido em Florianópolis, Santa Catarina, com descendência estabelecida no distrito do Ribeirão da Ilha. No verso do suporte acartonado, identifica-se a chancela circular impressa em relevo seco espelhada e extensas anotações manuscritas em tinta escura “Photographia tirada em 12 de Junho de 1923 de uma pagina da Caderneta n.º 420 de reservista do Exército Estanislau Pereira Carpes. Florianopolis 12-6-923”, acompanhadas por rubricas e a identificação funcional “Escriptoriano do Gabinete de Identificação”.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
18 x 13
COLEÇÃO / SÉRIE
História e Documentação | Personalidades e Grupos Sociais > Militares
LOCALIDADE:
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
CROMIA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Waldemiro Pereira Carpes, Estanislau Pereira Carpes, Florianópolis, Desterro, Ribeirão da Ilha, Santa Catarina, caderneta de reservista, folha de identidade, documento militar, exército brasileiro, gabinete de identificação, impressão digital, dactilograma, chancela em relevo
QUANTIDADE
DATA DE ATUALIZAÇÃO
17 de setembro de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
000322
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Frente: Folha de identidade N. [...] ; De Estanislau Pereira Carpes ; Altura 1m 57cm ; Phot. tirada em ; Côr branca ; Cabellos Castanhos ; Barba nenhuma ; Bigodes imberbe ; Olhos Castanhos ; Bocca regular ; Rosto oval ; Nariz afilado ; Lê? mal ; Escreve? mal ; Conta? não ; Outros signaes ; Estanislau Pereira Carpes ; IMPRESSÃO DIGITAL (Pollegar direito) ; ID ; Florianopolis, 11 Setembro 1922 ; Bernardo de Araujo Pacca
Verso: Photographia tirada em 12 de Junho de 1923 de uma pagina da Caderneta n.º 420 de reservista do Exército Estanislau Pereira Carpes. ; Florianopolis 12-6-923 ; Affonso Ligoris de Assis ; Escriptoriano do Gabinete de Identificação ; IHG-FOT-3996
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Eugenio Pelegrin
Itens relacionados a este
Acervo Fotográfico
ITENS RELACIONADOS



