Florianópolis em 1911, capturada a partir de um ponto elevado
DATA / PERÍODO
Déc. 1910
DESCRIÇÃO
Vista geral de Florianópolis em 1911, capturada a partir de um ponto elevado, possivelmente o Maciço do Morro da Cruz. A composição organiza-se com a malha urbana densa ocupando o plano médio à esquerda e áreas de vegetação rasteira e lotes em desenvolvimento à direita. No centro da mancha urbana, identificam-se edificações monumentais como a Catedral Metropolitana de Florianópolis, o Colégio Coração de Jesus e o Quartel da Polícia Militar. À direita da área construída, observa-se o traçado do Rio da Bulha, ladeado por vias que compõem a infraestrutura urbana da década de 1910.
No plano de fundo, a geografia da Ilha de Santa Catarina é evidenciada pelas Baías Norte e Sul. A linha do horizonte é definida pela silhueta contínua de montanhas no continente, sob um céu de tonalidade uniforme. É notável a ausência da Ponte Hercílio Luz, reforçando o contexto temporal anterior à sua construção. O enquadramento é resultado da junção de dois suportes fotográficos, apresentando uma margem branca inferior com identificações impressas sobre a localidade e a coleção, "Vista Geral de Florianopolis (Desterro) — Estado de Santa Catharina".
A perspectiva aérea oblíqua permite uma visualização detalhada da transição entre o núcleo urbano consolidado e as áreas de expansão. Elementos naturais como o relevo acidentado e a vegetação rasteira no primeiro plano à direita contrastam com a regularidade das construções civis e religiosas. A cena documenta o estágio de urbanização da capital catarinense no início do século XX, destacando a relação entre a arquitetura institucional e o ambiente marítimo e geológico local.
Baía Norte, Baía Sul, Maciço do Morro da Cruz, Rio da Bulha, Arquitetura, Edificações Públicas, Quartel da Polícia Militar, Patrimônio Religioso, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Patrimônio Educacional, Colégio Coração de Jesus, Urbanismo, Paisagem e Elementos Naturais, Mar, Morro, Vegetação, Infraestrutura e Engenharia, Gênero Fotográfico, Paisagem Urbana, Vista Panorâmica, Vista Aérea Oblíqua, Fotografia Documental, Século XX, Década de 1910, Autoridades e Personalidades, Conrado Goeldner
Frente: No. 19. — Collecção de Conrado Goeldner; Vista Geral de Florianopolis (Desterro) — Estado de Santa Catharina — Brazil; No. 20. — Collecção de Conrado Goeldner;
Verso: A= BOITEUX; 355; Illmº Sr. Manoel G. Tavares São Bento Estado de Sta. Catharina;