Esta fotografia em preto e branco, com orientação horizontal, registra uma paisagem fluvial e lacustre em Araranguá, Santa Catarina.
A imagem apresenta, em primeiro plano, a margem de um corpo d'água composta por solo escuro e pedregoso, com diversas rochas de pequeno e médio porte dispersas junto à linha d'água. O espelho d'água ocupa o quadrante inferior direito e estende-se em direção ao plano médio à esquerda, onde o leito se estreita em um canal ladeado por vegetação.
No plano médio, observa-se uma densa faixa de vegetação ripária e arbórea que atravessa horizontalmente a cena, com destaque para uma árvore de copa alta e isolada posicionada à direita.
Gênero Fotográfico, Fotografia Documental, Paisagem Natural, Araquari, Araranguá, Santa Catarina, Corpos d’Água, Rio, Lagoa, Margem, Pedras, Rochas, Vegetação, Árvores, Mata Ciliar, Flora, Ecossistemas, Horizonte, Paisagens e Elementos Naturais, Documentação de Acervo, Século XX