Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4055
TÍTULO
Francisco de Paula Rodrigues Alves (1848–1919)
DATA / PERÍODO
Déc. 1900
DESCRIÇÃO
Reprodução fotomecânica impressa em preto sobre papel, em formato vertical, apresentando retrato masculino em plano médio curto de Francisco de Paula Rodrigues Alves, presidente da República entre 1902 e 1906. O retratado aparece em posição de três quartos, com o rosto ligeiramente voltado para a direita. Possui cabelos curtos, calvície acentuada, bigode e barba longa, além de usar óculos do tipo pince-nez, presos por cordão. Traja vestuário formal escuro, composto por paletó, colete e camisa de colarinho alto. O busto encontra-se inserido sobre fundo reticulado de contorno irregular, sem elementos cenográficos. Abaixo da imagem, encontra-se impressa em italiano a identificação “Dott. Francisco del Paula Rodrigues Alves”, seguida da função “Presidente della Repubblica.”.
Francisco de Paula Rodrigues Alves nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 7 de julho de 1848. Estudou no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1870. Iniciou sua trajetória profissional como promotor público e exerceu diferentes cargos políticos durante o Império, entre eles os de deputado provincial, deputado geral e presidente da Província de São Paulo, entre 1887 e 1888. Após a Proclamação da República, foi deputado constituinte, deputado federal, senador, ministro da Fazenda e presidente do Estado de São Paulo, entre 1900 e 1902.
Eleito presidente da República para o período de 1902 a 1906, sua administração foi marcada pelas reformas urbanas e sanitárias realizadas no Rio de Janeiro. O governo promoveu a remodelação da capital sob a direção do prefeito Pereira Passos e apoiou as campanhas sanitárias conduzidas por Oswaldo Cruz contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. A obrigatoriedade da vacinação contribuiu para a eclosão da Revolta da Vacina, em 1904. Durante seu mandato também foi firmado o Tratado de Petrópolis, que incorporou o território do Acre ao Brasil. Rodrigues Alves governou novamente o Estado de São Paulo entre 1912 e 1916 e foi eleito pela segunda vez para a Presidência da República em 1918, mas não tomou posse por motivo de saúde. Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1919. A identificação impressa em italiano como “Presidente della Repubblica” permite situar provavelmente este documento em seu primeiro mandato presidencial, entre 1902 e 1906.
Retratos masculinos, Francisco de Paula Rodrigues Alves, Rodrigues Alves, presidentes do Brasil, presidentes da República, políticos brasileiros, República Velha, Primeira República, São Paulo, Guaratinguetá, Rio de Janeiro, presidentes do Estado de São Paulo, ministros da Fazenda, senadores, deputados federais, Faculdade de Direito de São Paulo, reformas urbanas, saneamento público, Pereira Passos, Oswaldo Cruz, Revolta da Vacina, Tratado de Petrópolis, território do Acre, vestuário masculino, óculos pince-nez