Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4169
TÍTULO
Henrique Jacques Boiteux, o “Henriquinho”, em seu primeiro aniversário (1897)
DATA / PERÍODO
01/10/1897
DESCRIÇÃO
Retrato de infância de Henrique Jacques Boiteux, filho de José Arthur Boiteux e Jocelina Jacques Boiteux. O menino aparece de corpo inteiro, voltado para a câmera, com uma das mãos apoiada sobre um móvel de madeira à direita. Veste roupa clara e ampla, com mangas volumosas, meias brancas e sapatos escuros. Seus pés estão sobre uma pequena plataforma; atrás dele, vê-se uma cadeira de encosto curvo. O fundo liso e a disposição dos móveis compõem uma cena de estúdio, organizada para sustentar e enquadrar a criança durante a exposição fotográfica.
A dedicatória no verso, dirigida “Ao seu tio Lucas”, chama o menino de “Henriquinho” e associa a imagem à data “1-10-97” e à indicação “(1 anno)”. O retrato foi, assim, oferecido como lembrança familiar por ocasião de seu primeiro aniversário, em 1º de outubro de 1897, em Florianópolis. Essa anotação aponta para um nascimento em 1º de outubro de 1896. A fotografia preserva, além da imagem da criança, o modo como sua idade, seu apelido e o vínculo com o tio foram registrados pela família.
José Arthur Boiteux atuava no jornalismo e na política catarinense durante os primeiros anos da República. Em 1896, participou da criação do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; nas décadas seguintes, esteve ligado a outras iniciativas culturais e educacionais do estado. Nesse contexto, o retrato de Henriquinho mostra uma dimensão doméstica da família Boiteux: a fotografia de estúdio, acompanhada de uma dedicatória, servia para assinalar o crescimento da criança e compartilhar sua imagem entre parentes.
Henrique Jacques Boiteux, Henriquinho, José Arthur Boiteux, Jocelina Jacques Boiteux, Lucas Alexandre Boiteux, família Boiteux, retrato infantil, fotografia de criança, primeiro aniversário, dedicatória familiar, lembrança de família, fotografia de estúdio, infância, vestuário infantil, roupa infantil, cadeira de estúdio, mobiliário de estúdio, Florianópolis, Santa Catarina, 1897, século XIX, Primeira República, história da família, circulação de fotografias, memória familiar, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina