Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-5032
TÍTULO
Jardim Olímpio Campos, em Aracaju, Sergipe
DATA / PERÍODO
Déc. 1910
DESCRIÇÃO
Vista panorâmica do Jardim Olímpio Campos (originalmente Praça Almirante Barroso), parque público situado no centro de Aracaju, Sergipe. Projetado no traçado urbano em tabuleiro de xadrez concebido pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro em 1855, o espaço recebeu intervenções paisagísticas de caráter higienista características da Belle Époque, com caminhos sinuosos, canteiros ornamentais e densa arborização tropical. A inscrição impressa na margem superior direita “Jardim Olympio Campos / Aracajú - Sergipe - Brazil.” evoca a denominação dada em memória ao sacerdote e político Monsenhor Olímpio Campos, cujo assassinato em 1906 motivou a posterior divisão da praça em 1912 entre o espaço adjacente e a Praça Fausto Cardoso.
Em primeiro plano, destaca-se a rica composição vegetacional do jardim, observando-se galhos secos de árvore contornando a margem esquerda e uma ampla folhagem de palmeira projetando-se do canto inferior direito em direção ao centro. No percurso do caminho sinuoso de terra batida, avista-se um homem vestindo terno claro e chapéu posicionado em pé de perfil, enquanto ao fundo, próximo a um canteiro baixo, observam-se figuras humanas sentadas apreciando o espaço público. No plano médio, centraliza-se um elegante coreto metálico de estilo art-nouveau, assentado sobre base elevada de alvenaria com escadaria frontal, muretas e grades trabalhadas em ferro, envolto por arbustos e palmeiras imperiais.
No plano de fundo, à direita, ergue-se a fachada lateral do Palácio do Governo (atual Palácio Olímpio Campos), edificação inaugurada em 1863 em vertente neoclássica que recebeu intervenções decorativas de cariz eclético, apresentando dois pavimentos com janelas retangulares e emolduradas. À esquerda, avista-se parcialmente o corpo superior de outra edificação por trás da copa das árvores.