-
Jerônimo Francisco Coelho (1806—1860)
- Voltar
Documento
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-1837
TÍTULO
Jerônimo Francisco Coelho (1806—1860)
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Retrato em estilo busto e orientação vertical de Jerônimo Francisco Coelho, militar, engenheiro, jornalista e político brasileiro, reconhecido como a maior figura pública catarinense do século XIX.
O biografado é representado em um enquadramento circular (medalhão) centralizado na parte superior do suporte, posando de frente com o rosto ligeiramente voltado para a direita. Apresenta cabelos curtos e escuros com entradas frontais, costeletas e barba curta que contorna o maxilar e o queixo. Traja indumentária civil formal composta por paletó de lapelas largas, colete aparente, camisa clara de colarinho alto e gravata laço escura. No lado esquerdo do peito (direita do espectador), ostenta uma insígnia ou comenda em formato de estrela. Na margem superior da frente da imagem, lê-se a inscrição impressa: “Galeria dos Catharinenses illustres — N. 2”. Logo abaixo da composição circular, observa-se a assinatura manuscrita em reprodução: “Jeronymo Francisco Coelho”.
Nascido em Laguna em 1806, Jerônimo Francisco Coelho foi o primeiro engenheiro de Santa Catarina, formado pela Escola Militar do Rio de Janeiro, atingindo a patente de Brigadeiro. Sua relevância intelectual e política é vasta: fundou o jornal O Catharinense em 1831, inaugurando a imprensa no estado, e serviu ao Império como Ministro da Guerra e da Marinha sob o reinado de Dom Pedro II. A presente imagem, que integra uma série documental de personalidades históricas, reflete o prestígio de quem presidiu as províncias do Grão-Pará e do Rio Grande do Sul, além de ter sido um dos fundadores da maçonaria em seu estado e membro do IHGB. Seu legado cívico inclui a demarcação das terras que originaram Joinville.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
14,5 x 9,5
COLEÇÃO / SÉRIE
Álbum / Conjunto > “Como prova de estima e amizade”: retratos do acervo de José Boiteux | Álbum / Conjunto | Álbum / Conjunto > Família Boiteux (Doação) | Personalidades e Grupos Sociais > Intelectuais | Personalidades e Grupos Sociais | Personalidades e Grupos Sociais > Políticas | Personalidades e Grupos Sociais > Retratos individuais
LOCALIDADE:
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
CROMIA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Jerônimo Francisco Coelho, retrato, busto, Galeria dos Catharinenses Illustres, militar, engenheiro, jornalista, político, Brigadeiro, Império do Brasil, República Velha, bilhete postal, Santa Catarina, Laguna, jornal O Catharinense, Ministro da Guerra, conselheiro imperial, história da imprensa, maçonaria
QUANTIDADE
ITENS RELACIONADOS
DATA DE ATUALIZAÇÃO
9 de junho de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
OUTROS NÚMEROS
Nº 69 (Série José Boiteux)
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Frente: Galeria dos Catharinenses illustres — N. 2; Jeronymo Francisco Coelho.
Verso: [Layout do Bilhete Postal] REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL; Bilhete Postal; Ouvidor, 151 — OFFS. DA “RENASCENÇA” — Chile, 33; Illm. Snr.;
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Leticia Emanuelle Rigo
Itens relacionados a este
ACERVO FOTOGRÁFICO
ITENS RELACIONADOS



