José Arthur Boiteux posando à frente da Estátua de Fernando Machado, em Florianópolis
DATA / PERÍODO
1917
DESCRIÇÃO
Reprodução fotográfica em preto e branco, com orientação vertical, retratando o monumento ao Coronel Fernando Machado, inaugurado em 23 de janeiro de 1917, na praça que receberia, posteriormente, o seu nome como homenagem.
Em primeiro plano, à esquerda da base do monumento, dois homens estão de pé voltados para a câmera. O da esquerda é Armando de Paula Freitas, que veio do Rio de Janeiro para montar o monumento de Fernando Machado; ele veste terno claro, chapéu e está com as mãos nos bolsos. À direita está José Arthur Boiteux, vestindo terno escuro, chapéu e segurando um guarda-chuva fechado apoiado no chão. O monumento centraliza a composição, constituído por um pedestal escalonado de pedra clara ornamentado com placas de bronze em relevo e a inscrição gravada abaixo de um dos relevos “AO / CORONEL FERNANDO MACHADO / O / ESTADO DE SANTA CATHARINA”, sobre o qual se ergue a estátua em tamanho natural do militar uniformizado, segurando uma espada. Ao redor da base, observam-se canteiros ajardinados rasteiros e calçamento de paralelepípedos.
Em plano médio e de fundo, estendendo-se atrás do monumento, localiza-se uma edificação de arquitetura eclética com platibanda e uma pequena torre ou lanternim cupulada no topo, ostentando na fachada a inscrição em letras maiúsculas “AFE COMMERCIAL”. À esquerda do prédio, há uma área arborizada densa com copas de árvores frondosas que encobrem parte da paisagem. Figuras humanas dispersas e pouco detalhadas são visíveis ao fundo, transitando pela praça e nas proximidades do estabelecimento comercial, sob um céu claro e sem nuvens.
Monumento, estátua, Fernando Machado, Guerra do Paraguai, José Arthur Boiteux, Florianópolis, Praça Fernando Machado, Café Commercial, praça pública, arquitetura eclética, estátua de bronze, pedestal de pedra, terno, chapéu, guarda-chuva, patrimônio esculpido, urbanismo, história de Santa Catarina, pedestres