Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-0852
TÍTULO
Modelo em gesso de uma escultura equestre não identificada
DATA / PERÍODO
Sem data
DESCRIÇÃO
Vista em perspectiva de um modelo em maquete para estudo de escultura equestre representando uma figura humana montada a cavalo sobre um pedestal monumental, sem identificação formal registrada no suporte.
Em primeiro plano, a composição destaca a base retangular maciça em patamares sobrepostos que sustenta o monumento, exibindo no canto inferior direito da imagem o selo seco circular pertencente ao acervo institucional. No plano médio, ergue-se o pedestal elevado de linhas arquitetônicas neoclássicas ornamentado por painéis em baixo-relevo, festões decorativos e um escudo com brasão entalhado na face lateral direita. Sobre o topo da estrutura, assenta-se a escultura de pequeno porte da figura humana em posição ereta montada em cavalo de perfil, trajando vestimentas ajustadas e segurando as rédeas junto ao pescoço do animal.
No plano de fundo, observa-se o caimento de um tecido neutro com dobras verticais servindo como pano de fundo de estúdio para isolar o objeto.
Vista em perspectiva, estudo de escultura equestre, maquete, escultura equestre, estátua equestre, figura montada, cavalo, pedestal monumental, baixo-relevo, brasão, festão decorativo, maquete de monumento