Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-5381
TÍTULO
Monumento a Anita Garibaldi em Morrinhos, em Tubarão
DATA / PERÍODO
Déc. 1930
DESCRIÇÃO
Monumento dedicado a Anita Garibaldi na localidade de Morrinhos, em Tubarão, Santa Catarina. Em primeiro plano, sobre terreno sem pavimentação, encontra-se um antigo canhão disposto horizontalmente diante do monumento. Ao centro, ergue-se um marco de pedra em formato de obelisco escalonado, com placa metálica fixada na face frontal. O conjunto é delimitado por pilares de alvenaria com remates piramidais, interligados por barras metálicas horizontais.
Em segundo plano, uma extensa vegetação de bananeiras ocupa quase toda a largura da composição, parcialmente encobrindo as edificações existentes no terreno. Ao fundo, à direita, observa-se uma elevação coberta por vegetação. O ambiente rural e a simplicidade do arranjo registram a configuração original do monumento antes das posteriores intervenções paisagísticas e da incorporação dos painéis em alto-relevo.
O monumento foi erguido sob os auspícios do governo italiano e da Prefeitura Municipal de Tubarão e inaugurado em 18 de dezembro de 1932. Sua implantação assinalava o local tradicionalmente reconhecido como o ponto de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, Anita Garibaldi, ocorrido em 1821, quando Morrinhos ainda integrava o território de Laguna. O canhão disposto diante do obelisco evocava sua participação nos conflitos da Revolução Farroupilha e a ligação histórica da heroína com as campanhas militares conduzidas ao lado de Giuseppe Garibaldi.
Memorial Anita Garibaldi, Monumento a Anita Garibaldi, Anita Garibaldi, Ana Maria de Jesus Ribeiro, Heroína dos Dois Mundos, monumento comemorativo, obelisco, marco histórico, placa de bronze, canhão, artilharia, pilares, barras metálicas, arquitetura monumental, patrimônio histórico, memória social, memória republicana, lugar de memória, local de nascimento, Morrinhos, Tubarão, Laguna, Santa Catarina, governo italiano, Prefeitura Municipal de Tubarão, Brasil e Itália, Revolução Farroupilha, Guerra dos Farrapos, Giuseppe Garibaldi, século XX, inauguração, 1932, paisagem rural, bananeiras, fotografia documental
Verso: “Monumento a Annita Garibaldi, erigido em Morrinhos, suburbio de Tubarão e sob os auspícios do Governo Italiano e da Prefeitura Municipal de Tubarão; e inaugurado em 18-12-1932”