Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-3071
TÍTULO
“O Principe D. Luiz no Rio de Janeiro”
DATA / PERÍODO
1907
DESCRIÇÃO
Cartão-postal, retratando a comitiva de personalidades reunidas a bordo do navio a vapor paquete Amazone no Rio de Janeiro. Na porção superior do anverso, acima da moldura retangular com cercadura gráfica, lê-se a legenda impressa “O Principe D. Luiz no Rio de Janeiro”. No canto inferior direito do enquadramento fotográfico, sobressai a estampa ovalada do estúdio “TH. WENDT SÃO PAULO”. Na margem inferior externa ao quadro, encontra-se impressa a legenda identificadora “Grupo de amigos e admiradores rodeando S. A. o Principe D. Luiz de Bragança e Orléans, a bordo do paquete Amazone.” e a especificação dos integrantes “Da esquerda para a direita : dr. Vicente Ouro Preto, dr. Amarilio, Conde Candido Mendes, Conde de Paranaguá, Marquez de Paranaguá, Principe D. Luiz, general Lassance, dr. Heitor Cordeiro e dr. Alfredo Lage”. O elemento principal de destaque na composição é o grupo masculino alinhado frontalmente sobre o convés da embarcação, tendo ao centro a figura do Príncipe Dom Luís de Orléans e Bragança.
Em primeiro e médio plano, os integrantes da comitiva alinham-se em postura ereta trajando roupas formais de época, com sobretudos, ternos escuros, gravatas e chapéus. Da esquerda para a direita, identificam-se o Doutor Vicente Ouro Preto, o Doutor Amarilio, o Conde Cândido Mendes, o Conde de Paranaguá, o Marquês de Paranaguá, o Príncipe Dom Luís, o General Lassance, o Doutor Heitor Cordeiro e o Doutor Alfredo Lage. O registro documenta o episódio ocorrido em maio de 1907 na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, quando a viagem do príncipe a bordo do paquete Amazone desafiou o Decreto de Banimento imposto à Família Imperial pela recém-instalada República. O acontecimento gerou grande repercussão política e mobilização popular durante o governo do presidente Afonso Pena, resultando na proibição oficial do desembarque do herdeiro em solo brasileiro. A imagem produzida pelo fotógrafo Th. Wendt de São Paulo preserva a memória da crise política republicana e da história do movimento monarquista no Brasil.
Frente: O Principe D. Luiz no Rio de Janeiro ; TH. WENDT SÃO PAULO ; Grupo de amigos e admiradores rodeando S. A. o Principe D. Luiz de Bragança e Orléans, a bordo do paquete Amazone. ; Da esquerda para a direita : dr. Vicente Ouro Preto, dr. Amarilio, Conde Candido Mendes, Conde de Paranaguá, Marquez de Paranaguá, Principe D. Luiz, general Lassance, dr. Heitor Cordeiro e dr. Alfredo Lage
Verso: UNION POSTALE UNIVERSELLE (União Postal Universal) ; BILHETE POSTAL ; Carte Postale (Cartão Postal) - Postkarte (Cartão Postal) - Cartolina Postale (Cartão Postal) ; CORRESPONDENCIA: ; Illm. Snr. ; IHG-FOT-3071