Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4041
TÍTULO
Pedro Álvares Cabral (1467-1520)
DATA / PERÍODO
1889
DESCRIÇÃO
A gravura impressa em tom sépia, de orientação vertical e formato retangular, montada sobre suporte secundário acartonado bege, apresenta a representação iconográfica de corpo inteiro do navegador e fidalgo português Pedro Álvares Cabral (1467-1520). A imagem integra o acervo de ilustrações da obra biográfica "Vida de Pedro Alvares Cabral", de autoria de José Palmella (pseudônimo de José dos Santos Palmella), publicada no Rio de Janeiro pela editora Laemmert & Co. em 1889. A figura figura centralizada em plano inteiro, em posição ereta de três quartos voltada para a sua direita, com o olhar direcionado para a frente. Apresenta cabelos ondulados na altura dos ombros, barba denso-aparada e bigode. Traja indumentária histórica de época composta por túnica ajustada por cinto fivelado na cintura, sobrecasaca de mangas bufantes e abertas, calças justa e botas. Com a mão esquerda, segura o punho de uma espada embainhada presa ao cinto, enquanto a mão direita pende ao longo do corpo segurando um chapéu.
No plano de fundo, o ambiente é neutro com textura sutil indicando solo vegetal na base da composição. A obra biográfica documenta a trajetória do navegador nomeado por Dom Manuel I para comandar a expedição de 1500 que aportou no litoral baiano, tomando posse da terra em nome da Coroa Portuguesa. No verso do suporte acartonado pardo, encontra-se a identificação manuscrita a tinta escura "Pedro Alvares Cabral" disposta na vertical à esquerda
Pedro Álvares Cabral, Pedro Alvares Cabral, José Palmella, José dos Santos Palmella, Laemmert & Co., Rio de Janeiro, Belmonte, Portugal, Brasil, Monte Pascoal, Bahia, navegação portuguesa, expansão marítima, séculos XV e XVI, navegador, fidalgo, gravura, ilustração de livro, retrato masculino, corpo inteiro, traje de época, túnica, espada, cinto
A obra "Vida de Pedro Alvares Cabral", escrita por José Palmella (pseudônimo de José dos Santos Palmella) e publicada no Rio de Janeiro pela editora Laemmert & Co. em 1889, é uma biografia histórica dedicada ao navegador português descobridor do Brasil.