Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4023
TÍTULO
Proeminentes figuras públicas, intelectuais, políticos e magistrados da elite republicana
DATA / PERÍODO
1911
DESCRIÇÃO
Montada sobre passe-partout acartonado marrom-escuro, registra a reunião de oito homens integrantes do núcleo da elite intelectual, política e jurídica catarinense no ano de 1911. O grupo figura em plano inteiro disposto sobre passeio público na área externa do antigo Jardim Oliveira Bello, denominação que a tradicional Praça XV de Novembro recebeu no início do século XX no centro urbano de Florianópolis, Santa Catarina. Em primeiro plano, os sujeitos alinham-se horizontalmente vestindo trajes masculinos formais característicos da época, incluindo ternos de três peças em tons claros e escuros, paletós de abotoamento simples, coletes, camisas de colarinho alto e rígido, gravatas borboleta e gravatas tradicionais. A maioria dos homens cobre a cabeça com chapéus de palheta de abas retas, chapéu coco escuro e chapéu Panamá, enquanto quatro deles empunham bengalas de passeio apoiadas ao solo.
A partir da esquerda, o grupo reúne nominalmente o médico Dr. Joaquim Ferreira Lima; o historiador, jornalista, político e patrono do ensino superior catarinense José Artur Boiteux, fundador da Faculdade de Direito de Santa Catarina; o cidadão Aristides Ferreira de Mello; o médico e militar Dr. Alfredo Trompowsky; o integrante da sociedade catarinense Alcino Caldeira; o advogado, jornalista e influente político regional Dr. Henrique Rupp; o intelectual e político João Caldeira; e o advogado, magistrado e futuro Governador do Estado de Santa Catarina entre 1930 e 1934, Dr. Fúlvio Coriolano Aducci. No plano de fundo, destacam-se palmeiras e arborização nativa da praça pública, delimitadas por meio-fio de granito e vegetação rasteira sob iluminação natural uniforme. No verso do suporte acartonado pardo-escuro, identifica-se a anotação manuscrita a lápis “1911 / No jardim Oliveira Bello”
Joaquim Ferreira Lima, José Artur Boiteux, Aristides Ferreira de Mello, Alfredo Trompowsky, Alcino Caldeira, Henrique Rupp, João Caldeira, Fúlvio Coriolano Aducci, Jardim Oliveira Bello, Praça XV de Novembro, Florianópolis, Santa Catarina, elite intelectual, elite política, juristas, Faculdade de Direito de Santa Catarina, governador de Santa Catarina, Primeira República, retrato de grupo, passeio público, praça pública, palmeiras, traje formal, terno de três peças, paletó, chapéu de palheta, chapéu coco, chapéu Panamá, bengala de passeio