Vista em perspectiva da Guarnição da Polícia em Florianópolis. A composição é estruturada por uma estrada de terra com trilhos ferroviários aparentes que corta diagonalmente o primeiro plano, da base esquerda em direção ao centro da imagem. No plano médio, à direita, destaca-se uma imponente edificação de dois pavimentos em estilo eclético, caracterizada por uma sequência de janelas em arco pleno protegidas por grades metálicas e uma platibanda decorada. Um muro baixo com pilares define o limite da propriedade, separando a construção da via pública.
No centro da imagem, observa-se uma figura humana solitária caminhando sobre os trilhos, vestida com trajes claros. Ao fundo, a paisagem urbana é composta por outras edificações de menor porte e uma vegetação diversificada, onde se destacam palmeiras imperiais e uma araucária que se elevam contra o céu claro. À esquerda, a margem da estrada apresenta vegetação rasteira e densa. A perspectiva linear converge para o fundo da cena, conferindo profundidade ao registro urbano da capital catarinense no início do século XX.
Cartão-postal, Paisagem Urbana, Arquitetura, Edificações Públicas, Quartel, Guarnição da Polícia, Florianópolis, Santa Catarina, Trilhos, Ferrovia, Estrada de ferro, Rua, Palmeira Imperial, Araucária, Vegetação Urbana, Estilo Eclético, Janelas em arco, Muro, Transeunte, Década de 1910, Correspondência, Dr. José Arthur Boiteux, Rio de Janeiro, Alberto Entres
Frente: Guarnição da Policia — Florianopolis;
Verso: Union postale universelle BILHETE POSTAL; 94 - BOITEUX; n. 07; 11/6/911; José; Recebi teu cartão. A terrinha vai pouco a pouco augmentando. Nada de novo sob aquelle negocio? Como vai Celina e os pequenos? Saudades a todos e beijinhos nos pequenos. Um abraço do primo e afilhado Herminio; Illmo. Snr. Dr. José Arthur Boiteux; Rua da Estrella, 52 (Rio Comprido); Rio de Janeiro; Collecção XIV. Alberto Entres - Florianopolis.