Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4117
TÍTULO
Recepção do Centro Catarinense aos Ministros empossados no Governo de Washington Luís
DATA / PERÍODO
15/11/1926
DESCRIÇÃO
Retrato coletivo de autoridades e convidados reunidos no Centro Catarinense, no Rio de Janeiro, por ocasião da recepção aos ministros de Estado, registrando ao centro o Ministro da Guerra, Nestor Sezefredo dos Passos, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Victor Konder, e o Ministro da Marinha, Arnaldo de Siqueira Pinto da Luz.
Em primeiro plano, observa-se uma mesa de madeira escura com acessórios de escritório e papéis dispostos sobre a superfície, acompanhada no setor esquerdo por um menino vestindo terno claro e por um oficial fardado segurando seu quepe. No centro da composição visual, Nestor Passos porta terno escuro com gravata e óculos, posicionado ao lado de Victor Konder, que veste terno escuro com gravata borboleta padronizada e lenço no bolso, e de Pinto da Luz, à direita, trajando terno escuro e óculos redondos.
No plano médio e ao fundo, dezenas de homens organizam-se em pé em torno das figuras centrais, entre os quais se observa a presença de José Arthur Boiteux posicionado no fundo, imediatamente à direita de Nestor Passos. O grupo apresenta trajes formais da época, compostos por ternos escuros e claros, gravatas e colarinhos engomados. O ambiente interno é delimitado ao fundo por um amplo mapa emoldurado fixado na parede, um retrato pictórico emoldurado no canto superior direito e cortinas escuras que emolduram as laterais da sala.
O registro fotográfico em tom sépia sobre suporte de papel retangular documenta a reunião associada aos ministros catarinenses integrantes do governo federal. No verso do suporte, constam as inscrições manuscritas “= Rio - Ministério da Viação =”, acompanhadas da data “15-XI-1927” e da identificação “Posse do Dr. Victor Konder”.
Retrato coletivo, autoridades, Victor Konder, Nestor Sezefredo dos Passos, Arnaldo de Siqueira Pinto da Luz, José Arthur Boiteux, Centro Catarinense, Rio de Janeiro, Ministério da Viação e Obras Públicas, posse, ministros, Forças Armadas, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, aviação comercial, infraestrutura, terno formal, farda militar, mapa
A RECEPÇÃO DO Centro Catharinense aos Três Ministros de Santa Catharina. República. Florianópolis, SC, ano 1, n. 40, 17 de novembro de 1926, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/711497x/21412 . Acesso em: 30/07/2026.