Retrato coletivo ao ar livre registrado na Colônia Hammônia (atual município de Ibirama)
DATA / PERÍODO
c. 1890 a 1910
DESCRIÇÃO
Datada aproximadamente entre os anos de 1890 e 1910, apresenta um retrato coletivo ao ar livre registrado na Colônia Hammônia (atual município de Ibirama), Santa Catarina. A imagem documenta o contexto da fundação da colônia, ocorrida em 1897 pela Sociedade Colonizadora Hanseática. O registro reúne um grupo de adultos, historicamente identificados como padres jesuítas e lideranças ou representantes da referida sociedade colonizadora, acompanhados de cinco crianças com traços indígenas integradas às famílias estabelecidas na região no final do século XIX e início do século XX. A cena tem como plano de fundo uma densa vegetação arbórea, caracterizando o ambiente rural da localidade.
A composição organiza-se com os adultos posicionados em pé no plano médio e as crianças distribuídas no primeiro plano. À esquerda, destaca-se um homem vestindo batina escura, segurando a mão da criança posicionada na extremidade esquerda. Ao centro e à direita, figuram homens trajando ternos escuros, camisas claras e gravatas, alguns utilizando chapéus-coco e um deles ostentando barba branca. Os adultos amparam, seguram no colo ou repousam as mãos sobre as crianças. As cinco crianças, demarcadas na base do suporte com numeração sequencial de 1 a 5, apresentam-se descalças, vestindo túnicas, vestidos estampados ou conjuntos de tecidos claros. Integrando as anotações do suporte aos dados históricos, as crianças são identificadas da esquerda para a direita como: Rosa Andjira (ou Andyna) do Nascimento (1), Laura Judiára do Nascimento (2), Antônio Mudá Natal (ou Nasal) (3), Maria Fubaóca do Nascimento (4) e Pedro Sudiro Natal (ou Nasal) (5).
Verso:1 Roza Andjira do Nascimento; 2 Laura Judiára do Nascimento; 3 Antonio Mudá Natal (ou Nasal); 4 Maria Fubaóca do Nascimento; 5 Pedro sudiro Natal (ou Nasal)