Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4848
TÍTULO
Rua Conselheiro Mafra, em Araranguá
DATA / PERÍODO
Déc. 1910 a 1920
DESCRIÇÃO
Vista geral e urbana da Rua Conselheiro Mafra no município de Araranguá, localizado no estado de Santa Catarina, registrando o traçado viário largo e a ocupação residencial e comercial em um período de consolidação urbana nas primeiras décadas do século XX.
Em primeiro plano, a composição destaca à esquerda a fachada lateral de um destacado casarão de alvenaria em estilo eclético com aberturas em arco pleno e janelas retangulares sobre calçada pavimentada. No centro do leito viário não pavimentado, coberto por vegetação rasteira e terra batida, encontram-se duas crianças de pé vestindo trajes claros e chapéus. No plano médio, contornando a via projetada a partir do plano geométrico de 1886 do engenheiro Antônio Lopes de Mesquita, alinham-se cercados de madeira e edificações térreas residenciais e comerciais em alvenaria e madeira com coberturas de telhas cerâmicas de duas e quatro águas. A via insere-se no processo de expansão populacional e econômica que impulsionaria a elevação do município de vila à categoria de cidade em 1921, integrando o centro urbano ao movimento comercial de produtos agrícolas e ao escoamento pelo Rio Araranguá. No plano de fundo, o alinhamento das construções, palmeiras e árvores nativas estende-se até o horizonte sob céu claro de iluminação natural diurna.
A composição traz gravadas na própria emulsão fotográfica do anverso as inscrições impressas “Sta. Catharina” no canto superior esquerdo, “ARARANGUÁ” no canto superior direito e “Phot. Amador” no canto inferior direito, acompanhadas pelas legendas manuscritas “Rua Conselheiro Mafra” na margem inferior esquerda e “B. S. Campos” no canto inferior direito.
Vista geral, vista urbana, Araranguá, Santa Catarina, Rua Conselheiro Mafra, Antônio Lopes de Mesquita, casario histórico, edificações em alvenaria, arquitetura eclética, telhados de telha, cerca de madeira, crianças, trajes claros, chapéus, palmeiras, B. S. Campos Photo Amador, patrimônio urbano