Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-1311
TÍTULO
Vista panorâmica de Florianópolis (aérea)
DATA / PERÍODO
c. 1922
DESCRIÇÃO
Panorâmica em tom sépia, composta por três seções verticais unidas, apresenta uma vista aérea oblíqua da parte insular de Florianópolis, Santa Catarina.
A composição organiza-se em três planos principais: no primeiro plano, à esquerda, observa-se a estrutura metálica e de madeira da Ponte Hercílio Luz em fase de construção e, logo acima dela, o antigo Cemitério Municipal, cujas quadras e sepulturas se estendem pela encosta em direção à chaminé do forno do lixo, situada à esquerda.
O plano médio é dominado pela densa ocupação urbana e portuária que avança sobre a Baía Sul, com destaque para a Fábrica de Prego e Gelo da Firma Hoepcke, onde estão ancoradas embarcações de diferentes portes, incluindo um navio a vapor de grande porte à direita. Na porção central da baía, identifica-se a antiga Ilha do Carvão. Ao fundo, à direita, destaca-se a edificação do Imperial Hospital da Caridade, situada em plano elevado em relação à linha costeira.
Florianópolis, Santa Catarina, Vista Panorâmica, Paisagem Urbana, Paisagem Costeira, Baía Sul, Porto de Florianópolis, Cais do Porto, Fábrica de Prego e Gelo, Firma Hoepcke, Ilha do Carvão, Ponte Hercílio Luz, Cemitério Municipal, Forno do Lixo, Imperial Hospital da Caridade, Embarcações, Navio a vapor, Arquitetura, Morro, Cartão-postal, Fotografia Documental