Porto do Bucarein (ou Bucarém) no rio Cachoeira, localizado em Joinville.
No lado esquerdo da composição, uma embarcação de madeira com mastro alto está atracada junto à margem. No convés da embarcação, observa-se a presença de um indivíduo em pé, trajando vestimentas escuras e chapéu. O rio ocupa a porção inferior esquerda, refletindo a silhueta do barco e a vegetação densa que compõe o plano de fundo na margem oposta, onde se destacam palmeiras e arbustos.
No centro e à direita da imagem, destaca-se uma edificação industrial de madeira pertencente à “Madeirense do Brasil S/A”, caracterizada por uma estrutura rústica de tábuas verticais e telhado de duas águas com inclinação acentuada. À frente da construção, sobre o solo arenoso e claro da margem, há um grande monte de areia ou resíduo industrial. No canto inferior esquerdo, em primeiro plano, nota-se uma estrutura de contenção da margem feita com estacas de madeira cravadas no solo.
Joinville, Santa Catarina, Rio Cachoeira, Porto do Bucarem, Madeirense do Brasil S/A, embarcação, barco a vela, mastro, transporte fluvial, arquitetura de madeira, galpão industrial, margem de rio, vegetação ciliar, palmeiras, monte de areia, porto, infraestrutura portuária, fotografia histórica, economia madeireira, paisagem urbana